Grana na conta

Vale planeja aumentar produção de minério de ferro em Carajás

A Vale está planejando elevar a produção de minério de ferro em Carajás. A informação foi confirmada pelo presidente da mineradora, Eduardo Bartolomeo, nesta terça-feira (14) durante um encontro com investidores em Barcelona, Espanha.

O complexo de mineração S11D no Pará, irá passar por uma expansão de 10 milhões de toneladas de capacidade. Atualmente, o complexo da Vale possui uma capacidade de 90 milhões de toneladas.

Saiba mais: Vale investirá R$ 11 bi para reduzir barragens de rejeito

Estão previstos um crescimento de 150 milhões de toneladas ao todo. Os outros 50 milhões deverão ser produzidos nas áreas de Serra Sul de Carajás.  A quantia servirá para repor a capacidade de produção que a mineradora perdeu em Brumadinho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Com o aumento do volume em Carajás, a produção deve se manter em 400 milhões de toneladas anuais de ferro. De acordo com apuração do jornal “Valor Econômico”, os estudos ainda estão em fase inicial.

A Serra Sul é a mais recente exploração da Vale em Carajás. Inaugurado em dezembro de 2016, o projeto é conhecido como o maior projeto de minério de ferro da história da companhia.

Saiba mais: Vale demorará 3 anos para voltar a ter recorde em produção

Produção da Vale

No último dia 8, Vale divulgou seu primeiro balanço operacional de 2019. A produção total de finos e minérios teve uma queda de 28%, valor correspondente a 72,9 milhões de toneladas. A comparação é feita de mesmo período em relação ao ano anterior.

Ademais, a produção de pelotas teve um recuo de 23%, alcançando apenas 12,2 milhões de toneladas. No entanto, o valor é superior em 5% das expectativas projetadas à Vale.

As vendas de minério de ferro também registraram queda de 31,2%, ao todo, 55,41 milhões de toneladas. Já as vendas de pelotas tiveram um declínio de 23%, totalizando 12,31 milhões de toneladas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Vale associa a queda operacional  “em função dos impactos decorrentes da ruptura da barragem de Brumadinho e da sazonalidade climática mais forte do que o usual.”

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião