Vale (VALE3) não chega a acordo com a NCZ para venda da Nova Caledônia

A Vale (VALE3) comunicou, na última segunda-feira (7), que não chegou a um acordo com a New Century Resources Limited (NCZ), mineradora australiana, sobre a venda de sua participação na Vale Nouvelle Caledonie S.A.S. (VNC), produtora de níquel, que é de 95%. Com isso, o período de exclusividade de negociação com a New Century Resources foi encerrado.

De acordo com a mineradora, a companhia iniciará às etapas que são necessárias para colocar a VNC em “care and maintenance”, em preparação para um possível fechamento da operação, “caso nenhuma solução sustentável seja encontrada nos próximos meses”. A Vale afirmou também que permanece tentando evoluir em relação a acordos com o Estado francês, a Província do Sul da Nova Caledônia e a administração da VNC para conseguir um resultado positivo para as operações no futuro.

O CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse que “todas as partes envolvidas nesta negociação investiram esforços significativos na tentativa de chegar a uma solução para o futuro sustentável da VNC”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em nota, a companhia acrescentou que a mineradora e “todos os envolvidos no processo de desinvestimento – incluindo a Província do Sul da Nova Caledônia, o Estado francês e a administração da VNC – continuam a explorar alternativas para criar um futuro viável para a VNC, todas as quais contemplarão a saída da Vale. Continuamos esperançosos de um resultado positivo e estamos trabalhando com todas as partes envolvidas com esse propósito em mente”.

O executivo-chefe da Vale disse que abordará a transição para “care and maintenance” considerando o mais alto grau de responsabilidade e respeito aos funcionários, ao meio ambiente e à segurança. De acordo com Bartolomeu, isso inclui fortes compromissos com a manutenção de barragens e obrigações sociais, como o Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável do Grande Sul.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião