Movimentação de talude em mina da Vale chega a 56 cm por dia

A movimentação do talude da mina de Gongo Soco, da Vale, registrou recorde, conforme o documento divulgado pelo Corpo de Bombeiros, no último domingo (16). A movimentação alcançou 56 centímetros por dia.

Conforme os bombeiros é estimado que a estrutura continue escorregando de forma “lenta e desagregada para o fundo do cava”. A movimentação do talude da mina de Gongo Soco, da Vale, havia registrado, em 2012, 10 centímetros por ano.

Conforme a mineradora, o material está “deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências“.

É conhecido por talude um terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade no solo. Já por cava, a cavidade de onde é retirado o minério.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Blocos de talude se desprendem

Blocos de talude se desprenderam no dia 31 de maio. No entanto, conforme a Vale, a estrutura da barragem Sul Superior não foi afetada.

“A Vale informa que identificou ao longo da madrugada desta sexta-feira (31), o desprendimento de fragmentos do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais“, disse a nota divulgada.

Saiba Mais: Blocos do talude da Mina de Gongo Soco da Vale se desprendem

Por ficar próxima a barragem e poder ocasionar um rompimento em cadeia, o maior receio da Defesa Civil e Agência Nacional de Mineração é de rompimento da talude. A consequência seria a destruição da barragem Superior e liberação de 6 milhões de m³ de rejeitos.

Vale reserva dinheiro para descomissionamento de barragens

No dia oito deste mês, a mineradora informou que será provisionado para acelerar o descomissionamento de nove barragens que contém rejeitos da mineração de ferro US$ 1,9 bilhão.

Saiba Mais: Vale reserva US$ 1,9 bi para descomissionamento de barragens

Conforme a Vale, as barragens que serão descomissionadas são similares àquelas de Mariana e de Brumadinho. E estão em Minas Gerais.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião