Vale (VALE3) aciona protocolo de emergência nível 2 em barragem de MG

A Vale (VALE3) iniciou hoje, de forma preventiva, o protocolo de emergência em Nível 2 da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, no Município de Barão de Cocais, Minas Gerais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), será iniciada, nos próximos dias, a remoção de moradores da Zona de Autossalvamento referente à estrutura, estimados em 34 pessoas. Além da Vale, atuam na operação a Defesa Civil municipal e estadual de Minas Gerais e demais autoridades competentes, segundo a mineradora.

A remoção será feita de forma programada , conduzida pela Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale. A companhia disse que prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No documento, a Vale informou que adotou a medida “em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas”.

Barragem da Vale não faz parte do plano de produção de minério

De acordo com a Vale, a elevação do nível de emergência reflete uma “abordagem conservadora da companhia”, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura.

A Vale informou que a barragem Norte/Laranjeiras não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019.

Neste momento, a empresa está negociando com Minas Gerais compensações sobre o desastre ocorrido em Brumadinho, em janeiro de 2019. A empresa terá uma nova audiência em Minas Gerais sobre a reparação dos danos causados em Brumadinho no dia 9 de dezembro de 2020.

O mercado aguardava alguma informação ontem, dia 17, quando ocorreu uma audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Durante a audiência, as instituições jurídicas do estado apresentaram uma proposta para os advogados da Vale, que pediram mais tempo para análise, e uma nova audiência foi agendada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião