Vale emitiu declarações falsas sobre estabilidade de Brumadinho, diz MP

A Vale (VALE3) e a consultoria TÜV SÜD emitiram declarações falsas acerca das condições de estabilidade de ao menos dez barragens, de acordo com informações do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) divulgadas nesta terça-feira (21).

Segundo o portal G1, a barragem B1, de Brumadinho, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que se rompeu no dia 25 de janeiro, está entre as que possuíam declarações falsas emitidas pela Vale.

“Era uma lista mantida sigilosamente, internamente, pela Vale. Uma lista de barragens em ‘situação inaceitável de segurança’. Era assim que eram reconhecidas ao menos essas dez barragens geridas pela Vale”, afirmou ao portal G1 o coordenador do núcleo criminal da força-tarefa do MP, William Garcia Pinto Coelho.

A força-tarefa que investiga o caso afirmou ainda que havia uma caixa-preta na Vale para esconder o real risco das barragens, que funcionava desde 2017. Ao todo, o rompimento da barragem de Brumadinho matou 270 pessoas.

MP denuncia ex-presidente da Vale

Nesta terça-feira (21), o MP também informou que irá apresentar denúncias contra 16 executivos ligados a VALE e a TÜV SÜD. A acusação será por homicídio doloso e crime ambiental.

Dentre os acusados, está o ex-presidente da mineradora, Fabio Schvartsman. No próximo sábado (24), a tragédia completará um ano e, dentre as 270 pessoas que foram mortas, os bombeiros ainda lutam para encontrar 11 delas.

Confira Também: Vale: MP-MG denuncia 16 pessoas por tragédia de Brumadinho

A força-tarefa que atua para investigar o caso de Brumadinho distribuiu a denúncia para a Justiça já na manhã desta terça.

Outro lado

Em nota, a TÜV SÜD afirmou que oferece a cooperação da empresa junto às autoridades e que não poderá fornecer mais informações sobre o caso.

“A TÜV SÜD continua profundamente consternada pelo trágico colapso da barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019. Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Um ano após o rompimento, suas causas ainda não foram esclarecidas de forma conclusiva. Como era esperado, as investigações levam um tempo considerável: muitos dados de diferentes fontes precisam ser compilados, apurados e analisados. Por esse motivo, as investigações oficiais continuam. A TÜV SÜD reitera seu compromisso em ver os fatos sobre o rompimento da barragem esclarecidos. Por isso, continuamos oferecendo nossa cooperação às autoridades e instituições no Brasil e na Alemanha no contexto das investigações em andamento. Enquanto os processos legais e oficiais ainda estiverem em curso, e até que se apurem as reais causas do acidente de forma conclusiva, a TÜV SÜD não poderá fornecer mais informações sobre o caso.”

O SUNO Notícias procurou a Vale para um posicionamento da empresa, mas ainda não obteve respostas.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião