Vale corta metas de produção para 2020 por causa do coronavírus

A Vale (VALE3) informou neste sábado (18) que a meta de produção de minério de ferro de 2020 foi reduzida entre 310 milhões e 330 milhões de toneladas. No começo do ano a mineradora projetava uma produção anual entre 340 milhões a 355 milhões de toneladas.

A Vale decidiu cortar a produção por causa do resultado abaixo do esperado no primeiro trimestre. Além disso, a mineradora prevê atrasos na retomada de produção em minas por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Veja também: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Em seu relatório trimestral, a Vale informou que a produção de minério de ferro chegou a  59,6 milhões de toneladas entre janeiro e março. Um valor que registrou uma queda de 18% em relação ao ano anterior, e um recuo 23,9% em relação ao quarto trimestre, ficando abaixo do guidance da empresa de 63 milhões a 68 milhões de toneladas respectivamente.

Segundo a mineradora, o volume menor do que o esperado foi provocado principalmente por causa das perdas de 4,5 milhões de toneladas no Sistema Norte. Uma contração causada por manutenção não programada em equipamentos da mina gigante S11D, no Pará, além de condições climáticas e restrições operacionais em Serra Norte.

Uma outra perda, de 1,8 milhão de toneladas, foi reportada no primeiro trimestre por causa das fortes chuvas no Sudeste. Assim como uma perda de 2,1 milhões de toneladas foi registrada por questões operacionais no Sistema Sudeste, principalmente no Complexo de Itabira.

O aumento gradual da produção da mina S11D, que deverá produzir cerca de 90 milhões de toneladas em 2020, compensou somente em parte essa redução da produção.

Por sua vez, as vendas de minério de ferro somaram 51,66 milhões de toneladas entre janeiro e março de 2020. Uma queda de 6,8% em relação ao mesmo trimestre de 2019 e um recuo de 33,7% na comparação com o último trimestre de 2019.

Vale revê para baixo a produção para 2020

A produção de pelotas chegou a de 6,9 milhões de toneladas no primeiro trimestre, uma redução de 26,4% em relação ao quarto trimestre e de 43,1% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Saiba mais: Vale (VALE3) apresenta queda de 18,2% na produção de minério do 1T20

A Vale também revisou para baixo a previsão de produção de pelotas para 2020, passando de 44 milhões de toneladas a um total entre 35 milhões a 40 milhões de toneladas. Uma redução provocada principalmente pela menor disponibilidade de feed de pelotas na planta de Brucutu. Além disso, as incertezas de curto prazo provocadas pela possível contração da demanda internacional também pesaram na revisão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No caso da produção de minério de ferro, a Vale prevê  uma redução por causa de atrasos na retomada de minas como Timbopeba e Fábrica, que ficaram paralisadas por uma revisão de segurança após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019.

A pandemia de coronavírus “vem atrasando os processos de inspeções, avaliações e autorizações” para a retomada de operações, informou a Vale.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião