Vale assina acordo estratégico com a chinesa Baowu Steel Group

A Vale (VALE3) comunicou nesta quinta-feira (17) que assinou um acordo com a Baowu Steel Group, a gigante do setor de aço da China, para o desenvolvimento de projetos estratégicos.

De acordo com a Baowu, por meio da negociação com a Vale, as empresas pretendem ampliar seus projetos de joint venture. Além disso, o objetivo é analisar projetos estratégicos de metais básicos na cadeia internacional.

As duas companhias, que atuam no setor de minério de ferro, pretendem também melhorar a qualidade da matéria-prima que é exportada.

O negócio entre companhia brasileira e a gigante chinesa envolve as áreas de siderurgia, logística, metais básicos, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

Redução da demanda chinesa por minério de ferro

A desvalorização do minério de ferro em Dalian, na China, refletiu no mercado brasileiro na última quarta-feira (16).

Após o fechamento do mercado na China, a Vale e as principais siderúrgicas do Brasil, como a CSN, a Usiminas e a Gerdau operaram em baixa e lideraram as maiores perdas da Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Saiba mais: Vale e siderúrgicas lideram baixas com redução de demanda chinesa

A queda do preço do minério ocorreu como consequência da redução da demanda pela matéria-prima no país asiático. A busca pelo produto diminuiu após o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China divulgar o plano anual antipoluição para o inverno. A proposta inclui medidas para aumentar o controle de poluição nas siderúrgicas.

De acordo com a Associação Mundial do Aço, a demanda chinesa por minério de ferro deverá crescer somente 1% em 2020, por conta da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Para este ano, o crescimento previsto é de 7,8%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“É improvável que o governo chinês reintroduza medidas substanciais de estímulo, à medida que continua mantendo um equilíbrio entre conter a desaceleração e avançar sua agenda de reestruturação econômica”, informou a associação.

Última cotação da Vale

As ações ordinárias da Vale, sob o ticket VALE3, encerraram o pregão desta quinta-feira em queda de 0,19%. Os papéis são negociados a R$ 46,71.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião