‘Vale abocanhou direito minerário no Brasil’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, na última terça-feira (1), que a Vale “abocanhou”, no governo FHC, “o direito minerário no Brasil”. De acordo com Bolsonaro, isso “foi um crime”.

O presidente fez as criticas a Vale em apoio a um grupo de garimpeiros de Serra Pelada, região sul do Pará. “Esse é um país que é roubado há 500 anos. A gente conhece o potencial mineral do Brasil, Roraima, sul do Pará. Eu sei como a Vale do Rio Doce abocanhou no governo FHC o direito mineral no Brasil. Um crime, um crime que aconteceu”, afirmou o presidente.

Os garimpeiros de Serra Pelada alegam que a Vale está roubando parte do ouro que está embaixo das terras pertencentes a eles. Além disso, eles acusam a mineradora de fazer exportações ilegais com esse ouro.

“Esta área pertence aos garimpeiros. A companhia Vale do Rio Doce recebeu US$ 70 milhões para sair de lá. Só que ela saiu, mas está bem do lado, fazendo um buraco que se chama ‘Projeto Serra Leste’, está mandando para fora do Brasil falando que é ferro, só que ela está levando é ouro e não está sendo prestado conta”, disse o representante da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros, Jonas Andrade, em reunião com Bolsonaro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Nós queremos uma força-tarefa do Governo Federal dentro de Serra Pelada. Estamos pedindo ao Exército Brasileiro a demarcação de nossa terra porque a Vale pode estar dentro de nossa terra através de túneis para tirar nosso minério”, reiterou Andrade.

Veja também: Mudança no texto da reforma da Previdência reduz economia para R$ 800 bilhões

Bolsonaro ainda aproveitou o discurso para dizer que as companhias estrangeiras também são responsáveis pelo desmatamento amazônico. O mandatário ainda insinuou que algumas empresas pagam para que seus crimes ambientais não sejam descobertos.

“O mundo muitas vezes critica o garimpeiro. A covardia que fazem com o meio ambiente, como empresas de vários países do mundo fazem aqui dentro do Brasil, ninguém toca no assunto porque a propina, pelo que parece, corre solta”, disse Bolsonaro após discursar sobre as atitudes da Vale.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião