Brasil gera 43,8 mil empregos formais em julho, aponta Caged

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os empregos formais registraram 43.820 trabalhos com carteiras assinadas. Os dados demonstram alta de 0,11% em comparação com o mês passado. Trata-se do quarto mês consecutivo de aumento de carteiras assinadas no Brasil. 

Além disso, houve crescimento nos empregos se considerados os resultados dos sete primeiros meses do ano. De janeiro a julho foram abertas 461.441 vagas formais. No mesmo período, no ano passado, as vagas totalizaram 448.263.

“Consideramos que o mercado de trabalho tem apresentado sinais de recuperação gradual, em consonância com o desempenho da economia. O governo vem adotando medidas de impacto estrutural e esperamos reflexos positivos no mercado de trabalho, na medida do aprofundamento das reformas”, disse o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcomo.

Setores de empregos

O secretário destaca que dos oitos setores econômicos, sete contrataram mais do que demitiram em julho.

As seguintes áreas tiveram o saldo positivo:

  • Construção Civil;
  • Serviços;
  • Indústria de Transformação;
  • Comércio;
  • Agropecuária Extrativa Mineral;
  • Serviços Industriais de Utilidade Pública.

Somente a Administração Pública demonstrou saldo negativo.

Destaque para a Construção Civil que teve 18.721 novos postos de trabalho. Essa alta foi influenciada pelos “subsetores de construção de rodovias e ferrovias principalmente em Minas Gerais e Pará”, informa o Caged.

Confira Também: MP da Liberdade Econômica irá gerar 3,7 milhões de empregos, diz governo

Por sua vez o setor de Serviços fechou o mês com saldo de 8.948 vagas, “devido à comercialização e administração de imóveis; serviços médicos, odontológicos e veterinários”.

Indústria de Transformação teve acréscimo de 5.391 postos formais. “Deve esse resultado principalmente à indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico”.

Emprego por região

De acordo com os dados oficiais, todas as regiões do Brasil demonstraram crescimento no mercado formal de trabalho em julho.

Destaques das regiões:

  1. Sudeste: + 23.851
  2. Centro-Oeste: + 9.940
  3. Norte: + 7.091
  4. Nordeste: + 2.582
  5. Sul: + 356

Além disso, São Paulo foi o destaque da região sudeste e Espírito Santo encerrou o mês com os piores resultados, confira abaixo:

  1. São Paulo: + 20.204
  2. Minas Gerais: + 10.609
  3. Mato Grosso: + 4.169
  4. Espírito Santo: + 4.117

As vagas de empregos formais foram maiores que as demissões. Em julho de 2019, houve 18.984 desligamentos mediante acordo entre empregador e empregado, envolvendo 13.918 estabelecimentos, em um universo de 12.592 empresas. Um total de 45 empregados realizou mais de um desligamento mediante acordo com o empregador.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião