Vacina da Rússia contra coronavírus induz resposta imune, aponta The Lancet

A revista científica The Lancet publicou nesta sexta-feira (4) os resultados da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) da Rússia. De acordo com o estudo publicado, a “Sputnik V” foi capaz de induzir resposta imune nos voluntários e apresentou segurança nos testes de fase 1 e fase 2.

Segundo a publicação, a vacina contra o novo coronavírus não causou nenhum efeito colateral grave em 42 dias após a vacinação e conseguiu induzir resposta dos anticorpos em todos os voluntários em até 21 dias.

A “Sputnik V” foi registrada no mês passado na Rússia, mas a falta de estudos publicados sobre os testes gerou desconfiança entre a comunidade internacional. Apesar de confirmarem eficácia, os cientistas russos reconhecem a necessidade de mais testes.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A vacina russa foi testada em 76 pessoas. As fases 1 e 2 dos testes buscam verificar a eficácia e a segurança delas. Normalmente, os testes de fase têm dezenas de voluntários, os de fase 2, centenas, e os de fase 3, milhares. Na fase 3, o principal objetivo é verificar a eficácia em larga escala. Para esta etapa, a Rússia pretende chamar 40 mil voluntários.

A “Sputnik V”, teve duas fases testadas em 42 dias. Uma delas estudou a formulação congelada e a outra uma versão desidratada. Foi concluído que a vacina congelada é melhor para ser produzida em larga escala. Já a segunda opção é melhor para regiões de difícil alcance. A vacina é baseada no adenovírus humano.

“Quando vacinas de adenovírus entram nas células humanas, elas passam o código genético da espícula do novo coronavírus, o que faz com que as células produzam, por si só, as proteínas necessárias. Isso ajuda o sistema imune a reconhecer e atacar o vírus”, disse Dr. Denis Logunov na publicação da The Lancet.

Rússia inicia produção da vacina contra o coronavírus

O Ministério da Saúde da Rússia anunciou em agosto que iniciou a produção do primeiro lote da vacina contra o novo coronavírus (covid-19), conhecida como Sputnik V.

“A produção de uma vacina contra a infecção por coronavírus desenvolvida pelo Centro de Pesquisa Gamaleya do Ministério da Saúde da Rússia, já começou”, informou o comunicado da pasta. Até janeiro do próximo ano está previsto a produção de cinco milhões de doses mensais.

De acordo com o governo russo, a imunização foi testada em animais antes de ser aplicada em humanos, depois, exatamente no dia de 17 de junho, menos de dois meses, os humanos começaram a ser testados.

A Rússia foi o primeiro país a registrar uma vacina contra o coronavírus. Apesar do governo afirmar que a imunização é segura e eficaz, os cientistas internacionais questionavam a vacina, porque não havia resultado divulgado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião