Vacina contra coronavírus de Oxford mostra resultados positivos na 1° fase

A potencial vacina de coronavírus (Covid-19) que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a companhia biofarmacêutica AstraZeneca mostrou resultados positivos enquanto na fase 1, gerando anticorpos contra o novo vírus, segundo informou o canal de televisão britânico ‘ITV’, nessa quarta-feira (15).

“Aparentemente, a vacina está gerando o tipo de resposta de anticorpos e células T (“células assassinas”) que os pesquisadores esperariam ver (…) Nem todas as vacinas em desenvolvimento em todo o mundo aumentam anticorpos e células T. Mas a vacina de Oxford parece ter esse efeito duplo”, comentou o jornalista da ITV, Robert Peston.

Apesar disso, a os resultados oficiais dos teste da primeira fase só devem ser divulgados na próxima quinta-feira (16).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Vale destacar que as etapas de produção da vacina possuem 3 fases. A fase inicial consiste no estudo de segurança da vacina. Caso o produto seja seguro, passa para a fase dois, na qual a dosagem é analisada. Por fim, é na terceira fase em que se constata a eficácia da vacina.

Moderna dará início a fase 3 da vacina de coronavírus em 27 de julho

A empresa norte-americana de biotecnologia, Moderna (NASDAQ: MRNA), dará início ao teste clinico final da sua potencial vacina contra o coronavírus em 27 de julho. A informação foi divulgada pelo site ClinicalTrials.gov nesta terça-feira (14).

A empresa, que está trabalhando em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, realizará a fase 3 do estudo com 30 mil participantes, que receberão uma dose de 100 microgramas da vacina candidata em 27 de julho, e outra dose 29 dias depois. A notícia levou as ações da empresa a alcançarem uma alta de 4,6% durante o pregão desta terça-feira.

Veja também: Coronavírus: universidade russa conclui com sucesso teste de vacina

A vacina da Moderna é uma das principais entre as candidatas ao tratamento da Covid-19. Diferentemente das vacinas tradicionais, que injetam um vírus enfraquecido ou inativado ou um pedaço de vírus para desencadear uma resposta imune, o produto da Moderna usa o material genético chamado RNA mensageiro para fazer com que as células produzam a proteína do coronavírus. O objetivo é produzir anticorpos contra o vírus, que protejam contra doenças quando alguém é exposto ao coronavírus.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião