União Europeia receberá orçamento da Itália para 2019 nesta terça

Está previsto para esta terça-feira, 13 de novembro, a reapresentação, para a União Europeia, do orçamento da Itália para 2019. A Comissão Europeia havia negado os dados apresentados em outubro.

Todavia, o clima da União Europeia é de pessimismo em relação aos novos números divulgados. Fato ocasionado, principalmente, pelo aceno do governo italiano que não pretende fazer reformulações bruscas para evitar o déficit no PIB para o próximo ano.

É esperado que a Itália tenha um déficit de 2,4% no seu PIB em 2019, negativa que pode complicar toda UE.

Por sua vez, após a divulgação dos novos números vindos do governo italiano pode colocar a Comissão Europeia em posição para impor severas multas ao país europeu.

A preocupação está, principalmente, na possibilidade de o déficit fiscal da região superar a meta estipulada de 3%. Além do aumento considerável da dívida italiana.

Tanto que a zona do euro já cogita utilizar seu fundo de resgate como medida para aliviar o prejuízo vindo da Itália e de outros países com problemas econômicos.

Mesmo com a tensão na União Europeia o euro operava em alta de +0,76% por volta das 11h12 desta terça, sendo cotado em R$ 4,25.

Tags
Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião