União Europeia divulga proposta de mudança na OMC

A União Europeia anunciou nesta segunda-feira (26) que deve propor uma série de ações visando reformar as políticas de resolução da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Além disto a União Europeia informou que fechou com alguns países, entre eles China e Índia, visando reforçar seu posicionamento sobre o órgão.

A medida acontece em meio ao aumento da pressão dos Estados Unidos sobre o órgão.

“Agora, juntamente com uma ampla coalizão de membros da OMC, estamos apresentando nossas propostas mais concretas para a reforma da OMC. Espero que isso contribua para romper o atual impasse”, anunciou Cecilia Malmstrom, comissário de Comércio da organização.

Na semana passada Wang Shouwen, vice-presidente de Comércio da China, havia comunicado que a organização deveria voltar suas ações para o fortalecimento de seus posicionamentos.

Shouwen ainda declarou que o órgão sofre “profunda crise”.

Agora, tanto a União Europeia quanto os países de fora do grupo envolvidos no acordo esperam as resoluções pós-reunião do G20, que acontece esta semana, na Argentina. A expectativa é que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Xi Jinping, presidente da China, entrem em acordo sobre a guerra comercial entre as potências.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião