Balanços da semana

União Europeia aceita debater exigências de May para acordo do Brexit

A União Europeia (UE) comprometeu-se a verificar “se um caminho pode ser encontrado” a fim de evitar uma saída do Reino Unido do bloco econômico sem acordo. A UE tentará encontrar uma solução viável para o acordo do Brexit junto com a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Theresa May estava em Bruxelas na quinta-feira (7) para pedir aos líderes da UE, a alteração do “Acordo de Saída”. O acordo do Brexit foi negociado no ano passado, e aprovado pelo bloco econômico.

Todavia, foi rejeitado no Parlamento britânico por 432 votos contra e 202 no dia 15 de janeiro. A saída oficial do Reino Unido da União Europeia está agendada para 29 de março.

Saiba mais – Parente: Brexit afetou venda dos ativos da BRF na Europa 

Um jornalista perguntou à primeira-ministra britânica e ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, se “isto é o inferno”.

A pergunta refere-se à fala do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk na quarta-feira (6). Tusk afirmou que os defensores de um Brexit sem acordo merecem um “lugar especial no inferno”.

“O presidente Juncker sublinhou que os 27 da UE não reabrirão o ‘Acordo de Saída’”, afirmou o braço executivo do bloco econômico depois do que descreveu como conversas “robustas, mas construtivas”, com May.

Porém, os dois encarregaram suas equipes de trabalhar para saber “se pode ser encontrado um caminho que obteria o apoio mais amplo possível no Parlamento do Reino Unido e respeitaria” a posição da União Europeia.

Theresa May e Jean-Claude Juncker concordaram em se reencontrar antes do fim do mês, de acordo com a “Reuters”.

Saiba mais – Brexit: emenda aprovada obriga May a renegociar acordos com UE

Votação de emendas

Após rejeitar o “plano A” de Theresa May, o Parlamento britânico aprovou duas emendas no dia 29 de janeiro para o “plano B”:

  1. Exigência que o “backstop” na fronteira com a Irlanda do Norte seja substituído por “arranjos alternativos para evitar uma fronteira ‘dura’”. A emenda obteve 317 votos a favor e 301 contra.
  2. A outra emenda aprovada rejeita que o Brexit sem um acordo e um Marco para o Futuro Relacionamento. A emenda venceu por 318 votos a favor e 310 contra.
Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião