União Europeia libera fronteiras para 14 países; Brasil está fora da lista

A União Europeia divulgou neste sábado (27) a lista dos países que tem permissão para entrada no bloco europeu a partir de 1° de julho. Ao todo são 14 países e o Brasil está fora, devido a atual situação da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país.

Para a elaboração da lista foram realizados semanas de debate entre os 27 países integrantes da União Europeia. Apesar do processo de Brexit, o Reino Unido foi considerado como membro. Os representantes concordaram em excluir países em que a situação da pandemia é considerada preocupante.

Além disso, os membros consideraram os critérios epidemiológicos, como a curva de contágio no país, o número de novas contaminações, a capacidade de testes e as regas de prevenção em vigor.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Confira os 14 países que tem permissão para entrada no bloco:

  1. Argélia
  2. Austrália
  3. Canadá
  4. Coreia do Sul
  5. Geórgia
  6. Japão
  7. Marrocos
  8. Montenegro
  9. Nova Zelândia
  10. Ruanda
  11. Sérvia
  12. Tailândia
  13. Tunísia
  14. Uruguai

Veja os países que foram classificado como situação preocupante:

  1. Brasil
  2. Estados Unidos
  3. Rússia
  4. Arábia Saudita
  5. Turquia

Apesar da China ter controlado a covid-19, o bloco informou que a entrada de chineses dependerá da reciprocidade do país asiático. Ou seja, a permissão será dada nos países cujos residentes também tenham entrada autorizada na China.

União Europeia também cobra China sobre coronavírus

A União Europeia se juntou aos Estados Unidos, Japão, Austrália e outros países e começou a cobrar a China sobre a pandemia do novo coronavírus. Os embaixadores dos países membros do bloco europeu publicaram em maio uma carta conjunta no jornal China Daily, pedindo clareza na divulgação das informações sobre a origem e disseminação do vírus.

Saiba Mais: União Europeia também cobra China sobre coronavírus

Até o momento, a União Europeia estava procurando encontrar uma terceira via no confronto entre Estados Unidos e China. Mas o caso da carta dos embaixadores censurada acaba criando um forte atrito entre Bruxelas e Pequim, apesar dos intensos laços comerciais e do acordo sobre investimentos que os dois lados queriam fechar até o final do ano (a conferência de Leipzig está prevista para setembro).

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião