União não será maior acionista da Eletrobras, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta quinta-feira (21) que a União vai perder parte do controle da Eletrobras devido a sua capitalização.

Atualmente, a União detém 31% da Eletrobras. De acordo com o ministro, “vai haver perda de controle por parte da União“.

O primeiro projeto de capitalização da estatal foi anunciado pelo governo de Michel Temer. A proposta previa a emissão de ações da empresa para reduzir a participação do governo. Dessa forma, faria com que ele tivesse menos de 50% dos papéis da empresa.

Saiba mais: A Eletrobras precisa ser capitalizada, diz presidente da estatal

Saiba mais: Eletrobras: consumidor pode ter que pagar quase R$ 1,6 bilhão à estatal

Conforme declarou o ministro, o governo ainda estuda o modelo de capitalização que será utilizado, no entanto, será definido até junho. A previsão é que a capitalização aconteça ainda neste ano.

“Há poucas possibilidades e essas possibilidades estão sendo tratadas no Ministério de Minas e Energia e com o Ministério da Economia. A intenção é findar esse processo esse ano de 2019”, afirmou Bento Albuquerque.

Presidente em relação a capitalização

Em janeiro deste ano, em um evento do Credit Suisse, em São Paulo, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, afirmou que a companhia precisa ser capitalizada para poder se manter competitiva.

“O objetivo da capitalização colocado por este governo [de Jair Bolsonaro] é que a companhia tenha capacidade de investimento. É importante que a companhia tenha como aumentar sua competitividade para participar da futura extensão [do sistema elétrico]”, declarou o presidente da Eletrobras.

Saiba mais: Eletrobras: modelo de capitalização ainda não foi estipulado, diz ministro

Na época, Ferreira havia dito que tinha um “processo de entendimento” com o ministro de Minas e Energia, o almirante Beto Albuquerque. O executivo ainda informou que não sabia ainda se o projeto de lei, encaminhado pelo governo de Michel Temer, poderia ser aproveitado pela atual gestão.

Por volta das 11h30, as ações da Eletrobras (ELET6) registravam uma queda de -0,92% sendo negociada a R$ 38,57.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião