UE anuncia programa de apoio a empresa afetadas pela pandemia

A Comissão Europeia, parlamento executivo da União Europeia (UE), anunciou nesta quinta-feira (29) um programa de apoio a empresas impactadas pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O plano, denominado “Instrumentos de Apoio de Solvência”, tem um orçamento previsto de 31 bilhões de euros. Conforme comunicado divulgado pelo órgão da UE, o plano prevê ainda a liberação de 300 bilhões de euros por meio do setor privado. Os recursos serão destinados a companhias de todos os segmentos, com o objetivo de garantir um “futuro mais limpo, digital e resiliente”.

O programa, segundo a nota, funcionará com  garantias fornecidos pelo Banco de Investimento Europeu (EIB, na sigla em inglês). Além disso, o plano irá vigorar temporariamente e deve começar a operar ainda neste ano.O encerramento, por sua vez, está previsto para o ano seguinte.

Volume de comércio da UE deve registrar forte queda em 2020

De acordo com relatório publicado pela Comissão Europeia, o volume de comércio de bens e serviços entre a UE e o restante do mundo deve encolher entre 595 bilhões de euros e 868 bilhões de euros este ano.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O documento ainda projeta que as exportações dos países da zona do euro terão uma baixa de 9% a 15%. Ao mesmo tempo, a importações devem recuar entre 11% e 14%.

Dessa forma, a previsão, em termos absolutos, é de que as importações apresentem um tombo de 282 bilhões de euros a 470 bilhões de euros, enquanto o relatório prevê a diminuição de 313 bilhões a 398 bilhões para as exportações.

Ainda, conforme o documento, o órgão da UE salientou que “a crescente propagação do coronavírus levou muitos países a fecharem temporariamente os negócios e a restringirem as viagens e o movimento de pessoas. Essas medidas levarão a fortes contrações no nível de produção econômica, gastos das famílias, investimentos e comércio internacional”.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião