UE: Parlamento europeu e governos chegam a acordo sobre Orçamento

A União Europeia (UE) informou nesta terça-feira (10) que o Parlamento Europeu, em conjunto com os países membros do bloco chegaram a um acordo em relação aos detalhes do Orçamento da UE para os anos de 2021 até 2027.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com a UE, o acordo do pacote de recuperação prevê o montante de 1,8 trilhão de euros, com a finalidade de tornar a economia da Europa mais verde e digital.

O porta-voz da presidência alemã da União Europeia publicou nesta terça-feira no Twitter: “Um acordo para a Europa –negociadores do Conselho e do Parlamento Europeu alcançam acordo político sobre o Orçamento da UE e o pacote de recuperação”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Além disso, “Principais elementos: reforço direcionado dos programas da Bandeira da União Europeia ao mesmo tempo que se respeitam as conclusões (cúpula da UE)”, informou o porta-voz. O acordo ainda precisa de endosso formal.

Acordo comercial entre Europa e Reino Unido é possível, diz UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou no dia 17 de setembro acreditar na possibilidade de um acordo comercial com o Reino Unido, apesar da “distração” causada pela ação de Boris Johnson ao violar o tratado de retirada do Brexit.

A presidente afirmou que a decisão do Reino Unido de buscar uma legislação que anulasse os elementos do acordo de retirada foi uma “surpresa muito desagradável” para a União Europeia. Ressaltando ainda que cabia a Londres restaurar a confiança e remover as dúvidas deixadas sobre o Brexit.

Saiba Mais: Brexit: Acordo comercial entre Europa e Reino Unido é possível, diz UE

“Ainda estou convencida de que isso pode ser feito”, disse Von der Leyen durante entrevista. “É melhor não ter essa distração questionando um acordo internacional existente que temos, mas nos concentrar em fazer esse negócio, esse acordo feito – e o tempo é curto”, finalizou.

Diplomatas da UE declararam que o bloco ainda não decidiu se iniciará uma ação legal contra o Reino Unido. A decisão dever ser tomada após a próxima rodada formal de negociações comerciais com o país, que está programada para ocorrer no final do mês de setembro.

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião