UE avalia proposta de adiamento do Brexit por mais 3 meses

Líderes da União Europeia debatem nesta quarta-feira (23) o pedido de adiamento do Brexit pelo governo britânico. O estimado é que o prazo seja prorrogado por mais três meses, para o dia 31 de janeiro.

Em seu Twitter, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que pediu para os líderes do bloco apoiarem o adiamento do Brexit.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi forçado pelo parlamento britânico a pedir três meses de adiamento. Entretanto, ainda há chances de alguns países da União Europeia pedirem uma prorrogação menor.

O governo irlandês afirmou que “o Reino Unido poderá partir antes de 31 de janeiro de 2020, se o acordo de retirada for ratificado antes dessa data”.

Por outro lado, a França informou, por meio de sua secretária de Estado para os Assuntos Europeus, Amélie de Montchalin, que apoiaria um “aiamento técnico” da data do Brexit, porém apenas de “alguns dias”.

A Alemanha também se manisfestou sobre o assunto e disse que não irá se opor sobre o adiamento da data do Brexit.

Veja também: Retorno da esquerda na Argentina é ameaça ao Mercosul, diz Bolsonaro

“Se é para adiar o Brexit até o final de janeiro, precisamos saber o motivo, o que acontecerá nesse meio tempo e se haverá eleições no Reino Unido”, disse Heiko Maas, ministro das Relações Exteriores da Alemanha, em entrevista ao canal alemão “RTL”.

Brexit: Parlamento aprova saída da UE

O Parlamento britânico aprovou, na última terça-feira (22), o acordo sobre o Brexit apresentado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson.Essa é a primeira vez que o parlamento britânico aprova um texto favorável à saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

O texto permite uma saída britânica do bloco de maneira ordenada. Entretanto, logo após a aprovação, o parlamento rejeitou uma proposta para realizar o Brexit até o dia 31 de outubro.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião