UBS prevê imunidade de rebanho para população global até final de 2021

O banco suíço UBS comunicou nesta quinta-feira (26) sua previsão sobre a imunidade de rebanho contra o novo coronavírus (covid-19) que deverá ser alcançada já no ano que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Em seu relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, o UBS projetou que “a imunidade de rebanho efetiva deverá ser alcançada no final de 2021”.

“Nossa linha de base tem sido para que novos casos de vírus globais comecem a cair drasticamente na segunda metade de 2021, dependendo de cerca de um quarto da população global ser inoculada no próximo ano. Nosso ‘cenário de vacina otimista’ teve uma queda ainda mais rápida na contagem de vírus (um declínio visível em meados do ano) com imunidade de rebanho efetiva alcançada no final de 2021”, informa o documento do banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo o cenário do UBS, 35% da população global estaria imune por vacinação (o total número de vacinados seria maior, mas as taxas de eficácia foram multiplicadas).

As vacinas da Pfizer e da Moderna imunizariam cerca de 15% da população global – com base em seus compromissos de produção em 2021 – e as da AstraZeneca outros 24% da população (cerca de 3 bilhões de doses produzidas).

Somando a esse cálculo os que já tiveram o vírus ou são assintomáticos, o UBS prevê que o mundo chegará bem perto de uma imunidade de rebanho efetiva no final de 21.

UBS eleva maior PIB global em 2021 em vista de imunidade de rebanho

Na base dessa previsão, e das novidades apresentadas pelas vacinas, o UBS elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global para 2021 de 5,3% para 6,1%, e para 2022 de 4,1% para 4,9%.

Segundo o UBS, além da imunidade de rebanho, os investidores já previam uma forte melhora no crescimento e nos ganhos devido à vacina.

A projeção vem em linha com recente relatório divulgado pela agência de classificação de riscos Moody’s, que indicou um potencial significativo para melhora das projeções de crescimento do PIB global em um cenário de vacinação em massa.

Com ou sem imunidade de rebanho à vista para o próximo ano, o certo é que especialistas já começaram a precificar as recentes notícias positivas sobre a eficiência das vacinas e os efeitos que a distribuição dos imunizantes poderia ter sobre a economia mundial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião