Uber retoma licença para operar em Londres

A decisão do regulador dos transportes de Londres (TfL, em inglês), que impedia a Uber de operar na cidade, foi revogada na Justiça. Desse modo, o aplicativo de transporte tem licença para retornar a operar na capital britânica, seu maior mercado na Europa.

Em novembro do ano passado, a TfL não renovou a licença da Uber para atuar na cidade por questões de falta de segurança dos passageiros. Segundo o regulador de transportes, haviam “diversas violações que colocavam os passageiros e sua segurança em risco”. A TfL encontrou casos generalizados de motoristas não autorizados usando o aplicativo.

Na época, a Uber informou que havia corrigido o problema, mas as autoridades de Londres disseram que queriam ter certeza de que não haviam outros problemas de software.

Nesta segunda-feira (28), um juiz de Londres considerou o aplicativo “apto e adequado” agora para ter uma licença. Em nota, a Uber informou que teve uma licença de 18 meses. “Esta decisão é um reconhecimento do compromisso da Uber com a segurança”, comunicou o aplicativo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Londres é um dos maiores e mais importantes mercados do aplicativo globalmente. A empresa informou que tem 3,5 milhões de usuários e 45 mil motoristas licenciados.

O tribunal britânico listou uma série de violações recentes da Uber, incluindo veículos que não tinham certificação de que estavam em condições de rodar, mas o veredito apontou que o aplicativo reduziu a concorrência de tais crimes.

A Justiça também afirmou que a empresa aumentou a supervisão do conselho sobre as questões e melhorou a comunicação com o TfL, acrescentando que não havia evidências de que o aplicativo tinha tentado ocultar qualquer uma das violações. A Uber “não tem um histórico perfeito, mas tem melhorado”, disse o tribunal.

Uber perde autorização para atuar em Londres

Em novembro do ano passado, a TfL havia informado que não renovaria a licença da Uber para atuar na cidade, dizendo ter encontrado 14 mil ocorrências, no final de 2018 e início de 2019, em que os motoristas não autorizados trocaram suas próprias fotos com as de motoristas autorizados na plataforma.

A empresa já enfrentou uma série de processos no Reino Unido, incluindo os direitos trabalhistas de motoristas. Com isso, em 2017, a plataforma implementou mudanças para garantir a licença do aplicativo na cidade.

Na época a TfL reconheceu que ainda havia outras melhorias que precisariam ser feitas. “Como reguladora de serviços de contratação privada em Londres, somos obrigados a tomar hoje uma decisão sobre se a Uber está apto ou não para possuir uma licença. A segurança é nossa prioridade absoluta”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião