Uber perde autorização para atuar na Alemanha

A Uber (UBER) perdeu autorização para atuar na Alemanha, nesta quinta-feira (19), por decisão do tribunal que argumentou que a empresa de transporte não tem licença para oferecer serviços usando carros de aluguel.

Na Alemanha, a Uber atua em sete cidades, incluindo Frankfurt, e trabalha exclusivamente com empresas de aluguel de carros. De acordo com o veredito, o atual serviço é ilegal por violar as regras de concorrência.

Em 2015, o tribunal havia proibido a empresa de transporte de operar com motoristas usando seus próprios carros para a corridas.

“Do ponto de vista do passageio, a Uber presta o serviço em si e, portanto, é um empreendedor”, disse o Juiz que considera que a empresa deve cumprir as leis que regem o transporte de passageiros.

O veredito entra em vigor imediatamente, mas cabe recurso. Em resposta, o porta-voz do aplicativo informou que “vamos avaliar a decisão do tribunal e determinar os próximos passos para garantir que nossos serviços na Alemanha continuem”.

Uber não pode atuar em Londres

Em meados de novembro, a agência pública de Transporte de Londres (TfL), Reino Unido, informou que não vai renovar a licença da Uber para atuar na cidade por questões de falta de segurança dos passageiros.

De acordo com a TfL, há “diversas violações que colocam os passageiros e sua segurança em risco”. Além disso, a agência classificou a Uber como “não ajustada e apropriada nesse momento”.

Confira Também: Uber anuncia entrada no mercado de patinetes elétricas no Brasil

O aplicativo de transporte privado informou em comunicado que vai recorrer a decisão, e tem 21 dias para isso. A empresa pode continuar atuando durante o período de tramitação do apelo.

“Nós fundamentalmente mudamos o nosso negócio nos últimos dois anos e estamos definindo o parâmetro de segurança”, salientou a Uber.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A empresa já enfrentou uma série de processos no Reino Unido, incluindo os direitos trabalhistas de motoristas. Dessa forma, em 2017, a plataforma implementou mudanças para garantir a licença do aplicativo na cidade.

Entretanto a TfL reconhece que há ainda outras melhorias que precisam ser feitas. “Como reguladora de serviços de contratação privada em Londres, somos obrigados a tomar hoje uma decisão sobre se a Uber está apto ou não para possuir uma licença. A segura é nossa prioridade absoluta”, informou a agência.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião