Trump e Xi Jinping devem se reunir durante G20, diz assessor dos EUA

O assessor econômico do presidente dos Estados Unidos, Larry Kudlow, afirmou no último domingo (12) que há uma “forte possibilidade” do presidente, Donald Trump, e do presidente chinês, Xi Jinping, se encontrarem nos bastidores do próximo G20, que acontecerá no Japão no próximo mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O encontro de Trump e Xi Jiping deve tratar das negociações comerciais entre os dois países. De acordo com Kudlow, é esperado uma retaliação chinesa ao aumento de tarifas impostas pelo Estados Unidos na última sexta-feira (12).

Em entrevista ao “Fox News”, Kudlow afirmou que “não há planos concretos e definitivos” para uma retomada de diálogo, embora a China tenha convidado os negociadores dos Estados Unidos, Robert Lightizer e Steven Mnuchin para visitar Pequim.

Saiba mais: Trump eleva tarifas em US$ 200 bilhões; China afirma retaliar

Últimas negociações

Na última sexta-feira (10) entrou em vigor o aumento nas tarifas alfandegárias sobre produtos importados chineses, avaliados em US$200 bilhões.

De acordo com que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia anunciado no último domingo (5), os impostos alfandegários passariam de 10% a 25%.

Durante a última quinta-feira (9) a China e os EUA retornaram as negociações, no entanto, o país asiático não conseguiu impedir o aumento das tarifas. Em um comunicado, a China informou que pretende retaliar, mas não especificou a modalidade. O Ministério do Comércio de Pequim lamentou a medida de Trump, mas acredita que os dois países podem evitar uma guerra comercial.

Saiba mais: China deve mudar quase todos os pontos de acordo com os Estados Unidos

As novas tarifas entraram passaram a valer 00h01 (horário de Washington) da sexta (10). O aumento de Trump será colocado sobre mais de 5.700 produtos diferentes da China, desde vegetais cozidos até cadeiras para bebês. De acordo com as autoridades americanas não serão taxadas os produtos que já estão em embarcações com destino ao Estados Unidos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião