Trump: empresa americana que comprar TikTok deverá pagar alto imposto

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou que a companhia norte-americana que adquirir o aplicativo Chinês TikTok, deverá pagar um elevado imposto pela operação. A declaração aconteceu nessa quarta-feira (5) quando o mandatário concedeu uma entrevista à emissora ‘Fox News’.

Vale lembrar que o TikTok tem até o dia 15 de setembro para conseguir um novo dono norte-americano. Segundo Trump afirmou no início da semana, se nenhuma companhia comprar o aplicativo até a data, ela será proibida de operar nos EUA.

O mandatário norte-americano reforçou que acredita que a China roube dados dos estadunidenses através do aplicativo de danças e outros. Segundo ele, “isso acontece há muitos anos”.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

TikTok entra na mira da Microsoft

Contudo, Microsoft informou que está preparada para dar andamento às negociações para aquisição do aplicativo chinês nos EUA. A discussão voltou à tona após uma conversa entre a presidente-executiva da companhia, Satya Nadella, e Trump.

A Microsoft informou que Trump estaria comprometido a permitir a compra do TikTok desde que o aplicativo seja submetido a uma revisão completa de segurança -argumento utilizado pela administração Trump contra a empresa chinesa- e que a negociação forneça benefícios econômicos adequados aos EUA, informou a “Exame”.

“A Microsoft se moverá rapidamente para prosseguir as discussões com a controladora da TikTok, ByteDance, em questão de semanas e em qualquer caso, concluir essas discussões até 15 de setembro de 2020. Durante esse processo, a Microsoft espera continuar o diálogo com o Governo dos Estados Unidos, inclusive com o presidente”, informou a empresa interessada.

Por sua vez, a ByteDance, proprietária do aplicativo, está planejando mudar sua sede do aplicativo para fora dos Estados Unidos, segundo informações divulgadas pela imprensa da China nesta terça-feira (4).

Nesse sentido, a imprensa britânica tem especulado nos últimos dias que a capital Londres poderia ser a cidade escolhida para o novo escritório. A companhia chinesa, todavia, ainda não confirmou a escolha publicamente.

Além disso, o fundador e CEO da ByteDance, Zhang Yiming, entretanto, deixou bem claro que não compactua com a decisão do governo americano. Dessa forma, o executivo argumentou que “eles sempre se comprometeram em proteger os dados do usuário e manter a neutralidade e a transparência do TikTok“.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião