Trump suspenderá temporariamente novos vistos de trabalho

O presidente norte-americano Donald Trump assinará ainda nesta segunda-feira (22) uma ordem na qual proíbe temporariamente a emissão de novos vistos de trabalho para imigrantes nos EUA. A informação foi divulgada pelo jornal “The Wall Street Journal”.

As autoridades do governo Trump explicaram que a medida fornecerá mais empregos aos americanos. No entanto, líderes empresariais alertaram que a decisão reduzirá a capacidade das empresas de recrutar trabalhadores nos EUA, levando-as a mover suas operações a outros países.

As novas restrições, que devem durar até o final do ano, ampliam a proibição temporária de imigração que Trump introduziu em abril. Nela, os EUA barraram alguns familiares de cidadãos estadunidenses e reduziram o número de trabalhadores altamente qualificados que podem imigrar para os EUA.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo fontes do governo, as restrições ampliadas de viagens impedirão que cerca de 525.000 pessoas entrem no país até final do ano, incluindo 170.000 portadores do greencard (residentes permanentes) que foram impedidos de entrar nos EUA desde abril. É estimado que a mudança realocará cerca de 500.000 empregos para americanos desempregados no que o governo considera o programa chamado “americanos em primeiro lugar”.

Além do visto H-1B, a proibição temporária será aplicada aos novos vistos:

  • H-2B, para trabalhadores de curto prazo em setores não-agrícolas;
  • J-1, para trabalhadores de curto prazo, incluindo conselheiros de campo;
  • L -1, para transferências internas de uma mesma empresa;

Serão aplicadas algumas restrições à ordem do Trump

O governo concederá isenções para os profissionais de saúde focados no tratamento e pesquisa do coronavírus (covid-19), bem como aqueles que trabalham na linha de produção de alimentos, incluindo frutos do mar e embalagens de comida, disseram autoridades.

Veja também: Governo Trump prevê US$ 1 trilhão em novo estímulo econômico

Vale ressaltar que as novas restrições divulgadas por Trump não se aplicam a portadores de visto já nos EUA ou a pessoas fora do país que já receberam vistos válidos.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião