Trump reforça apoio ao processo de entrada do Brasil na OCDE

Trump reforça apoio ao processo de entrada do Brasil na OCDE
Trump isenta Brasil em aumento de tarifas sobre aço

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, reforçou na última quinta-feira (10) o seu apoio à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em sua conta pessoal do Twitter, Trump escreveu que a declaração conjunta, assinada por ele e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, em março, na visita da comitiva brasileiro à Washington, continua vigente. Além disso, ressalta que os EUA continuam apoiando o Brasil no processo de entrada à organização.

Saiba mais: Guerra comercial: EUA e China negociam acordo cambial

Na última quinta-feira (10), a agência de notícias “Bloomberg” publicou que o governo estadunidense teria desistido de apoiar a candidatura brasileira para adentrar à OCDE. O presidente norte-americano fez questão de ressaltar que a publicação trata-se de uma fake news.

The joint statement released with President Bolsonaro in March makes absolutely clear that I support Brazil beginning the process for full OECD membership. The United States stands by that statement and stands by @jairbolsonaro. This article is FAKE NEWS! https://t.co/Hym9ZATHjt

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 11, 2019

Os Estados Unidos ainda não tornou oficial seu posicionamento à favor da candidatura do Brasil. No entanto, priorizou a entrada de Argentina e Romênia, por exemplo.

Governo de Trump confirma posição à favor do Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou na última quinta (10) que apoia a entrada do Brasil na OCDE.

A informação foi divulgada no mesmo dia em que se tornou pública a preferência do governo dos EUA para o ingresso da Argentina na OCDE. Na nota divulgada pela Embaixada, entretanto, não cita uma data específica para que o Brasil seja incluído na organização internacional.

Confira: UE retira Suíça de lista de países considerados paraísos fiscais

“A declaração conjunta de 19 de março do presidente Trump e do presidente Bolsonaro afirmou claramente o apoio ao Brasil para iniciar o processo para se tornar um membro pleno da OCDE e saudou os esforços contínuos do Brasil em relação às reformas econômicas, melhores práticas e conformidade com as normas da OCDE“, informou a Embaixada em uma nota “continuamos mantendo essa declaração”.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião