Trump proibirá Huawei de fazer negócios com o governo americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está planejando proibir para a gigante tecnológica chinesa Huawei de fazer negócios com o governo norte-americano.

O regulamento que Washington prevê finalizar ainda essa semana regulamentos que impedirão a compra de bens ou serviços de qualquer empresa que utilize produtos de cinco gigantes tecnológicas chinesas, entre as quais estão Huawei, Hikvision, ZTE, Hytera Communications e Dahua.

A lei que prevê esse bloqueio, na verdade, existe desde 2019. Entretanto, na base da nova legislação, que deveria entrar em vigor no dia 13 de agosto, as empresas que querem vender seus serviços ao governo dos EUA precisarão comprovar que não usam produtos da Huawei e das outras empresas.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

As chinesas produzem alguns dos equipamentos mais vendidos do mundo, como câmeras de vigilância, equipamentos de telecomunicações ou dispositivos móveis.

“O perigo que nosso país enfrenta de adversários estrangeiros como a China que desejam se infiltrar em nossos sistemas é grande”, informou em comunicado Russ Vought, diretor interino do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca.

“O governo Trump está mantendo nosso governo forte contra redes nefastas como as da Huawei, implementando completamente a proibição de compras federais”, salientou o membro do governo norte-americano.

EUA classificam Huawei como ameaça a segurança nacional

No final de junho a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos classificou formalmente as gigantes da China Huawei e ZTE como ameças à segurança nacional.

“Não podemos e não permitiremos que o Partido Comunista chinês explore vulnerabilidade de rede [com a Huawei e ZTE] e comprometa nossa infraestrutura crítica de comunicações”, disse o presidente da FCC, Ajit Pai.

A classificação formal proíbe as empresas norte-americanas usarem um fundo governamental de US$ 8,3 bilhões (cerca de R$ 45,1 bilhões) para comprar equipamentos das gigantes asiáticas.

Geoffrey Starks, um dos membros da comissão, disse que “equipamentos não confiáveis” vão permanecer funcionado até que o Congresso dos EUA aloque financiamento para a substituição de equipamentos.

Saiba mais: EUA classificam formalmente Huawei e ZTE como ameaças à segurança nacional

No ano passado, em mais um capítulo da guerra comercial entre as duas maiores economias, o presidente Trump havia colocado a Huawei na lista de ameças à segurança do país.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião