Trump planeja medidas para impulsionar a economia

O governo de Donald Trump começou a planejar opções para estimular o ambiente econômico dos Estados Unidos e evitar uma possível recessão.

Entre as opções, se destacam: uma possível reversão de algumas tarifas criadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e também existem chances de um corte nos impostos sobre folhas de pagamentos.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (20) pelos jornais “The New York Times” e “The Wall Street Journal”.

Publicamente, o presidente e seus assessores insistem no discurso de que a economia está “indo tremendamente bem”. Entretanto, nos bastidores, a equipe econômica de Trump planeja contingência caso o ambiente fique ainda mais fraco.

Foi elaborado um relatório oficial que deve ser entregue ao Legislativo explicando a redução de impostos sobre a folha de pagamento, objetivando a impulsão da economia, injetando mais dinheiro nos contracheques dos trabalhadores.

O ex-presidente Barack Obama realizou um corte na folha de pagamento entre 2011 e 2012, começando uma demorada recuperação da recessão que ocorreu em 2009.

O possível corte necessitaria de aprovação do Congresso. Fontes da Casa Branca disseram ao jornal The New York Times que novas reduções de impostos estão sendo discutidas, contudo, cortes de taxas sobre salários e cortes sobre a folha de pagamento não estão sendo considerados.

Trump não deve, também, reverter o direcionamento das tarifas impostas sobre a produtos chineses. Segundo o presidente, os produtos prejudicam a China sem afetar os consumidores americanos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/17fd0d68-relatorio-irbb-1.png

Atualmente, os trabalhadores norte-americanos pagam impostos de 6,2% sobre os seus primeiros US$ 132.900 e os empregadores pagam os outros 6,2%. O dinheiro é utilizado no financiamento de programas como a Seguridade Social e a Medicare (seguro de saúde norte-americano para pessoas com mais de 60 anos).

O corte de impostos sobre os salários dos trabalhadores injetaria mais dinheiro nos bolsos dos consumidores, gerando ânimo ao ambiente econômico.

Trump pede novo corte de juros ao Fed

Na última segunda-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao banco central norte-americano, Fed, que corte a taxa de juros em ao menos 1 ponto percentual.

As reuniões do Fed sobre a taxa de juros serão, provavelmente, nos dias 17 e 18 de setembro.

Saiba mais: Trump pede que Fed corte novamente a taxa de juros

“A taxa do Fed, durante um curto período de tempo, deve ser reduzida em
pelo menos 100 pontos-base, talvez com algum alívio quantitativo também.
Se isso acontecesse, nossa economia seria ainda melhor, e a economia mundial expandiria rapidamente – bom para todos”, afirmou o presidente Trump no Twitter.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião