Trump culpa Fed por forte queda do euro em relação ao dólar

Em mais um ataque do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Federal Reserve (Fed), o mandatário norte-americano culpou o banco central dos EUA por não ter ação sobre a forte queda do euro frente ao dólar. As acusações foram feitas nesta sexta-feira (30), via Twitter.

“O euro está caindo ‘loucamente’ contra o dólar, dando a eles uma grande vantagem em exportação e manufatura… e o Fed não faz NADA!”, afirmou o presidente Trump em sua rede social.

Para ele, os países europeus possuem uma vantagem comercial por conta da moeda no momento. “Não temos um problema tarifário (estamos reinando em meio a maus e/ou injustos jogadores), temos um problema com o Fed. Eles não têm noção!”, afirmou o presidente norte-americano, que há algum tempo crítica as decisões de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve.

O presidente ainda salientou a sua vontade em ter taxas básicas de juros mais baixas. “Se o Fed cortasse [a taxa de juros], teríamos um dos maiores aumentos do mercado de ações em muito tempo. Empresas mal administradas e fracas estão culpando essas tarifas de maneira inteligente, e não elas mesmas, pela má administração … e quem pode realmente culpá-las por fazer isso? Desculpas!”, afirmou Trump.

Declarações anteriores de Trump

Nesta terça-feira (27), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse por meio de sua conta no Twitter que o Federal Reserve (Fed) estaria trabalhando para privilegiar países concorrentes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“O Federal Reserve adora ver nossos fabricantes lutarem com suas exportações para o benefício de outras partes do mundo. Alguém já viu o que quase todos os outros países estão fazendo para tirar proveito dos bons e velhos Estados Unidos da América? Nosso Fed está fazendo errado por muito tempo”, salientou o presidente norte-americano.

Powell afirmou, no dia 23 de agosto, que a economia dos Estados Unidos está em uma posição favorável. Após o discurso do economista, o presidente norte-americano, Donald Trump, criticou o banco central.

“Como de costume, o Fed não fez NADA! É incrível que eles possam “falar” sem saber ou perguntar o que estou fazendo, que será anunciado em breve. Temos um dólar muito forte e um Fed muito fraco”, escreveu Trump.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião