Trump: problema dos EUA é o FED e a taxa de juros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Federal Reserve (FED) nesta quarta-feira (7). Através do Twitter, ele criticou a política monetária do Banco Central norte-americano e a falta de um grande corte na taxa de juros do país.

Depois dos recentes cortes nas taxas de juros na Tailândia, Índia e Nova Zelândia, Trump escreveu: “Mais três bancos centrais cortaram juros. Nosso problema não é a China – nós estamos mais fortes do que nunca […] Nosso problema é um Federal Reserve que é muito orgulhoso para admitir seu erro de ter atuado muito rápido e ter apertado demais [a política monetária]”.

Saiba mais: Trump: Fed tem que reduzir juros para competirmos com a China

Ainda sobre a omissão na política monetária levada adiante pelo FED, Trump diz que a “incompetência é uma coisa terrível de se ver, especialmente quando as coisas podem ser cuidadas de maneira tão fácil”.

Desaprovação de Trump à taxa de juros

O presidente, sempre crítico ao posicionamento do BC, também salientou que: “Eles [Fed] precisam cortar mais e mais rápido [a taxa de juros] e interromper seu ridículo aperto quantitativo agora. A curva de juros está em uma margem muito ampla, e não há inflação”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/910_Suno-1420x240_BC-Fundo-Imobiliário_02-1-e1699905392276.gif

“Nós vamos ganhar de qualquer maneira, mas seria muito mais fácil se o FED entendesse, o que não ocorre, que nós estamos competindo contra outros países, com todos eles querendo se dar bem às nossas custas” acrescentou o presidente norte-americano em sua rede social.

Na última quarta-feira (31), o FED cortou em 0,25% a taxa básica de juros, reduzindo-a para a faixa de 2% e 2,25% ao ano. Esse foi o primeiro corte em mais de 10 anos. Trump, no entanto, considerou a decisão do Banco Central dos EUA como um corte fraco.

Clique aqui: Fed reduz taxa de juros em 0,25 ponto pela primeira vez desde 2008

Os constantes ataques de Trump ao FED levaram quatro ex-presidentes do órgão a defender a autonomia da autoridade monetária central estadunidense.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/910_Suno-1420x240_BC-Fundo-Imobiliário_02-1-e1699905392276.gif

“É fundamental preservar a capacidade do Federal Reserve de tomar decisões com base nos interesses do país, e não nos interesses de um pequeno grupo de políticos”, escreveram os ex-presidentes do Banco Central Paul Volcker, Alan Greenspan, Ben Bernanke e Janet Yellen, em resposta a Trump, através de uma matéria publicada no “Wall Street Journal“.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião