Donald Trump diz que EUA não precisam de petróleo do Oriente Médio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (16) que seu país não necessita de petróleo do Oriente Médio. A declaração vem após a grande elevação do preço do petróleo depois do ataque com drones das infraestruturas na Arábia Saudita.

Em sua conta no Twitter, Trump disse que: “Somos um exportador de energia e agora o maior produtor de energia do mundo. Não precisamos do petróleo e do gás do Oriente Médio e, na verdade, temos muito poucos cargueiros por lá, mas ajudaremos nossos aliados”.

Because we have done so well with Energy over the last few years (thank you, Mr. President!), we are a net Energy Exporter, & now the Number One Energy Producer in the World. We don’t need Middle Eastern Oil & Gas, & in fact have very few tankers there, but will help our Allies!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 16, 2019

De acordo com a Agência de Informação Energética (EIA), os EUA são o principal produtor do mundo com 18 milhões de barris diários.

A Arábia Saudita é o principal exportador mundial de petróleo e o segundo maior produtor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Em Londres, o preço do petróleo disparou nesta segunda, por conta dos ataques na Arábia, que reduziu pela metade sua produção do país e aumentaram os temores entre os EUA e Irã.

O secretário norte-americano de Energia, Rick Perry, declarou à CNBC que “o mercado tem uma quantidade bastante considerável de petróleo disponível”, contudo, disse que é “prematuro” citar a necessidade de recorrer às reservas estratégicas dos EUA.

Trump se coloca a disposição da defesa da Arábia Saudita

O presidente Donald Trump se colocou a disposição para apoiar à área de defesa da Arábia Saudita, em uma ligação realizada no último sábado (14) com o príncipe saudita, Mohammed Bin Salman. As informações foram comunicadas pela Casa Branca.

Saiba mais: Donald Trump propõe-se a apoiar área de defesa da Arábia Saudita

A comunicação entre os dois representantes aconteceu após a indústria de petróleo da Arábia Saudita ter dois polos importantes atingidos por drones explosivos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/07/fb1eb102-topo-2.png

O porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, afirmou, via Twitter, que “os EUA condenam veemente o ataque de hoje a infraestruturas críticas de energia”. Além disso, o governo americano afirma estar monitorando a situação. “Comprometido em assegurar que os mercados globais de petróleo fiquem estáveis e com fornecimento regular.”

Ataque de drones às instalações de petróleo

Duas instalações da Aramco, empresa de petróleo da Arábia Saudita, sofreram um incêndio no último sábado (14). A causa apontada foi o ataque de drones nas bases de petróleo.

Saiba mais: Bases de petróleo na Arábia Saudita sofrem incêndio

De acordo com o Ministério do Interior Saudita, o fogo na base de petróleo está controlado e, apesar do governo saudita não ter mencionado suspeitos, o grupo rebelde houthis, do Iêmen, declarou que os ataques envolveram dez drones.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Após a redução da produção na Arábia, Trump autorizou a utilização de petróleo de reservas estratégicas dos EUA e declarou que está pronto para responder ao ataque.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião