Balanços da semana

Trump diz que deseja Brasil como aliado da Otan ou “até dentro”

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, disse no início da tarde desta terça-feira (19) que deseja que o Brasil seja aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), organização militar comum de defesa, com 28 países-membros. Trump também mencionou a possibilidade da nação brasileira ser membro.

“Como disse, tenho a intenção de designar o Brasil como um aliado fora da Otan. E até um aliado dentro da Otan, isso poderia melhorar nossa cooperação. Nossas nações estão trabalhando juntas para proteger o povo do terrorismo do crime transnacional e do tráfico de drogas, armas e pessoas, algo que é prioridade”, afirmou Trump em coletiva de Imprensa após o encontro privado dos presidentes.

A possibilidade de o Brasil tornar-se aliado da Otan surgiu no contexto político da Venezuela. Os EUA já falaram acerca de uma intervenção militar no governo de Nicolás Maduro.

Tanto o Brasil, como os EUA, apoiam a presidência interina autoproclamada de Juan Guaidó, deputado líder da Assembleia Nacional da Venezuela.

Ao ser questionado acerca do apoio à uma intervenção militar no país vizinho, Bolsonaro declarou que o Brasil está disposto ao “que for possível fazer para solucionar o problema da ditadura”.

“Discutimos a possibilidade de o Brasil entrar como grande aliado extra Otan. Há pouco, permitimos que alimentos fossem alocados em Boa Vista, capital de Roraima, por parte dos americanos, para que a ajuda fizesse presente. No momento, estamos nesse ponto. O que for possível fazermos juntos para solucionar o problema da ditadura da Venezuela, o Brasil estará a postos para cumprir essa missão para levar liberdade e democracia ao país”, completou Bolsonaro, ao lado de Donald Trump.

Saiba mais – Jair Bolsonaro nos EUA: confira os principais acontecimentos

Combate ao socialismo

“Pedimos aos integrantes dos setores militares da Venezuela que suspendam o apoio a Maduro, que não é nada além de uma marionete de Cuba. Os Estados Unidos e o Brasil estão em apoio ao povo cubano, que sofre, e ao povo da Nicarágua. Chegou a hora final do socialismo no nosso hemisfério. A última coisa que queremos nos Estados Unidos é o socialismo”, disse Donald Trump.

Ainda acerca do socialismo, Bolsonaro opinou: “acredito piamente na reeleição de Donald Trump. […] A cada dia que passa, essas pessoas mais voltadas ao socialismo e ao comunismo vão abrindo a mente para a realidade. A fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada não para os brasileiros que apoiam o socialismo, mas para os venezuelanos que apoiam que a democracia não entre no Brasil”, afirmou o presidente da República brasileira.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião