Trump diz que os EUA deveriam ser pagos por permitir compra do TikTok

O presidente Donald Trump reafirmou nesta segunda-feira (3) que está aberto para um acordo no qual a Microsoft (NASDAQ: MSFT), ou outra empresa americana, compre o aplicativo de vídeo TikTok, mas disse que o governo deve receber um pagamento pela administração da compra.

Em uma coletiva à imprensa, na Casa Branca, Trump descreveu a conversa que teve no último domingo (2) com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, sobre o interesse da empresa de comprar o TikTok de seu proprietário chinês, a ByteDance, com sede em Pequim.

“Eu disse: ‘Olha, [o TikTok] não pode ser controlado, por razões de segurança, pela China'”, disse Trump. “Aqui está o acordo, não me importo em saber se é a Microsoft ou outra empresa – uma grande empresa, uma empresa segura, uma empresa muito americana.”

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No entanto, o presidente estadunidense, que na sexta-feira indicou seu interesse em proibir o TikTok, também disse que haveria condições para uma venda e não entende como somente uma parte da empresa poderia ser comprada. A Microsoft afirmou estar interessada em comprar operações do TikTok nos EUA, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, deixando outras partes do negócio sob propriedade chinesa.

Na mesma conversa, Donald Trump explicou ao executivo da Microsoft que o governo deveria receber uma parte do pagamento. “Eu disse que ‘se você o comprar, uma parte muito substancial desse preço terá que ser transferida para o Tesouro dos Estados Unidos, porque estamos possibilitando que esse acordo aconteça’. não tem nenhum direito, a menos que lhes concedamos”.

Trump também anunciou um prazo para que a compra seja realizada. Após o dia 15 de setembro, o TikTok seria banido nos EUA. A Microsoft disse no domingo que agiria rapidamente para continuar as discussões com a ByteDance e pretende concluir as negociações até essa data.

Trump X TikTok

O governo de Donald Trump está em rota de colisão com empresas chinesas, entre elas, o TikTok. Na noite da última sexta-feira (31) que a rede social de propriedade chinesa TikTok será proibida em território norte-americano. A decisão de banir o aplicativo foi tomada após as autoridades americanas indicarem a possibilidade da plataforma ser usada pela inteligência chinesa como ferramente da espionagem.

“Em relação ao TikTok, vamos proibi-lo nos Estados Unidos”, declarou Trump falando com jornalistas durante uma viagem a bordo do avião presidencial Air Force One.

Saiba mais: TikTok será proibido nos EUA, anuncia Trump

O aplicativo de vídeos é muito popular entre os jovens do mundo inteiro, superando o bilhão de usuários e mais de dois bilhões de downloads. Entretanto, o programa pertence à ByteDance, uma empresa chinesa, e é acusado de não garantir a proteção dos dados armazenados.

O TikTok, conhecido por seus vídeos cativantes de dança e dublagem, cresceu em popularidade este ano em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Cerca de 315 milhões de usuários baixaram o TikTok no primeiro trimestre do ano, o maior número de downloads para um aplicativo em um único trimestre na história, de acordo com a empresa de pesquisa Sensor Tower, elevando seu total de usuários para mais de 2,2 bilhões ao redor do mundo.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião