Trump diz que governo conversou com Walmart e Oracle sobre TikTok

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na última quinta-feira (17) que o governo conversou com as companhias Oracle e Walmart sobre a negociação em torno das operações do TikTok no país. “Eu acho que a Microsoft ainda está envolvida”, declarou, em referência às tratativas com a controladora do aplicativo, ByteDance.

Na quinta-feira, o mandatário demonstrou insatisfação com o acordo de parceria tecnológica entre a Oracle e o TikTok. Trump afirmou que não ficaria feliz se a ByteDance tivesse uma participação majoritária na nova empresa. “Conceitualmente, não gosto disso. Não me foi dito… Se for esse o caso, não vou ficar feliz com isso”.

No início desta semana, a ByteDance rejeitou a oferta da Microsoft e escolheu a Oracle para administrar as operações do TikTok nos EUA.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No domingo (3), a empresa fundada por Bill Gates divulgou um comunicado informando que havia sido rejeitada pelos chineses. “A ByteDance nos informou hoje que eles não vão vender as operações americanas do TikTok para a Microsoft”. A gigante de tecnologia era considerada favorita para assumir o aplicativo chinês nos EUA.

“Estávamos confiantes de que nossa proposta teria sido boa para os usuários do TikTok, além de proteger os interesse nacionais de segurança”, comunicou a Microsoft. Em agosto a companhia demonstrou interesse em comprar os ativos do aplicativo na Europa e Ásia, além dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A controladora do aplicativo, no entanto, se opôs a vender qualquer operação nos países que não as de língua inglesa mencionados.

A ByteDance foi obrigada a se desfazer do controle total do aplicativo devido a guerra comercial entre os EUA e a China. O presidente Trump ameaçou fechar a plataforma de vídeos curtos no país. Na visão do mandatário, o TikTok é uma arma a favor do governo chinês para captar dados dos cidadão estadunidenses. As negociações foram afetadas após a China mudar as regras, afirmando que deveria aprovar a venda dos algoritmos usados no aplicativo para empresas estrangeiras.

Desse modo, a dona do aplicativo teria abandonado a iniciativa de vender as operações e estaria de olho em uma parceria a fim de evitar o banimento do TikTok nos EUA. Agora, com o novo acordo, a Oracle será parceiro de tecnologia da ByteDance e assumirá o controle dos dados de usuários do TikTok no país, segundo as fontes do jornal.

Parceria tecnológica entre TikTok e Oracle

Na última segunda-feira (14) a Oracle confirmou que faz parte de uma proposta submetida pela ByteDance.

Segundo o comunicado, a Oracle e o TikTok fecharam uma “parceria tecnológica”, a empresa será uma “provedora confiável de tecnologia” e deve assumir o gerenciamento dos dados de usuários do aplicativo de vídeos nos EUA.

O acordo entre as companhias consiste na criação de uma nova empresa com sede nos Estados Unidos e participação majoritária da ByteDance.

Segundo o jornal “Financial Times”, a empresa norte-americana manteria a supervisão total do algoritmo, qualquer atualização técnica desenvolvida pela ByteDance seria testada pela Oracle para garantir que nenhum dispositivo fosse introduzido para espionar os cidadãos estadunidenses.

O Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA, painel responsável pela segurança nacional, está examinando a proposta. O comitê deve analisar a privacidade de dados e a segurança cibernética.

O acordo de parceria gerou preocupação entre os senadores republicanos. Marco Rubio, senador da Flórida, e outros cincos, escreveram uma carta ao secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, afirmando que o presidente não deveria aprovar nenhuma proposta que permitisse a empresa chinesa manter o controle do algoritmo.

“Continuamos a nos opor a qualquer acordo que permita que entidades baseadas na China ou controladas retenham, controlem ou modifiquem o código ou algoritmos que operam qualquer versão do TikTok baseada nos EUA”, escreveu Rubio.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião