Trump volta a criticar Fed e afirma que dólar forte prejudica fabricantes dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar o Banco Central dos Estados Unidos (Fed) e pediu, indiretamente, uma maior baixa na taxa básica de juros. Para Trump, a atual taxa está atrapalhando os fabricantes de seu país. O presidente norte-americano ainda reclamou da atual força do dólar.

“O alto nível de taxa de juros do Fed, em comparação com outros países, está mantendo o dólar elevado, dificultando que nossos grandes fabricantes como Caterpillar, Boeing, John Deere, nossas montadoras e outros possam competir em igualdade de condições”, afirmou Trump em uma publicação no Twitter. As declarações foram feitas nesta quinta-feira (8).

Na última quarta-feira (7), o mandatário havia dito que o Fed deveria cortar os juros mais rapidamente e em um maior percentual.

“Nosso problema é que o Federal Reserve é orgulhoso demais para admitir seu erro em ter agido rápido demais e com um aperto muito grande (e que eu estava certo!). Eles precisam cortar os juros de forma mais rápida e maior, e parar com esse aperto quantitativo ridículo AGORA”, afirmou Donald Trump por meio de uma rede social.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Também na quarta, após os recentes cortes nas taxas de juros na Tailândia, Índia e Nova Zelândia, Trump disse: “Mais três bancos centrais cortaram juros. Nosso problema não é a China – nós estamos mais fortes do que nunca […] Nosso problema é um Federal Reserve que é muito orgulhoso para admitir seu erro de ter atuado muito rápido e ter apertado demais [a política monetária]”.

Veja também: Estão nos pagando dezenas de bilhões de dólares, diz Trump sobre a China 

Trump não fica satisfeito com corte do BC dos EUA

No dia 31 de julho, o Fed cortou em 0,25% a taxa básica de juros, reduzindo-a para a faixa de 2% e 2,25% ao ano. Esse foi o primeiro corte em mais de 10 anos. Trump, no entanto, considerou a decisão do Banco Central dos EUA como um corte fraco.

“Seria muito mais fácil se o Fed entendesse, o que não ocorre, que nós estamos competindo contra outros países, com todos eles querendo se dar bem às nossas custas”, disse Trump recentemente em uma publicação.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião