Trump critica novamente o BC dos EUA por elevação dos juros

O presidente norte-americano Donald Trump voltou a expressar a sua insatisfação com a elevação dos juros norte-americanos. Para o presidente, os juros deveriam retornar aos patamares praticados entre 2007 e 2009, período em que o país enfrentou uma recessão.

Saiba mais: Fed aumenta pela quarta vez neste ano a taxa básica de juros

Donald Trump disse em seu Twiter nesta terça-feira (08) que, “os números econômicos parecem realmente bons. Você conseguiria imaginar se eu tivesse taxa de juros zero a longo prazo para usar como o governo anterior, em vez da normalização rápida de juros mais altos como temos hoje? Isso teria sido tão fácil! Os mercados teriam continuado em alta forte desde a eleição de 2016”, afirmou o presidente.

No final de dezembro, Trump afirmou que o  Banco Central dos Estados Unidos (FED) é o único problema da economia do país. “O único problema que nossa economia tem é o Fed. Eles não tem um sentimento pelo mercado”, escreveu no Twitter.

Para o presidente, a política de elevação de juros do FED enfraquece o ritmo de crescimento da economia.

Além disso, segundo Trump é necessário que a taxa de juros tenha flexibilidade mais baixa para ajudar a economia dos EUA na batalha comercial travada com a China e, potencialmente, com outros países.

Ademais, o presidente do FED, Jerome Powell, também foi criticado. Segundo Trump, Powell “fica alegre ao aumentar as taxas de juros”.

No dia 18 de dezembro, Trump alertou o FED para que “não cometa outro erro”. Todavia, mesmo com os ataques e as pressões, o FED elevou a taxa de juros de 2,25% para 2,50%.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião