Trump: coronavírus pode durar meses e levar os EUA à recessão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a pandemia do novo coronavírus (covid-19) pode durar meses e levar o país à recessão econômica.

A declaração foi feita em pronunciamento oficial durante o briefing diário realizado pela força-tarefa da Casa Branca para combater o avanço do novo vírus. “A pandemia pode acabar em agosto, em julho, ou pode ser mais longa que isso”, afirmou Donald Trump.

O presidente norte-americano ainda ressaltou que devido à duração da pandemia nos Estados Unidos, o país poderia estar caminhando para uma recessão econômica. Trump, no entanto, não deu mais detalhes sobre qual seria a condição atual do Estado americano e qual a previsão da Casa Branca sobre o assunto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Quando perguntado sobre os efeitos do coronavírus nos mercados financeiros, o presidente Trump afirmou que “os mercados de ações podem cuidar deles mesmos”.

As bolsas de valores dos Estados Unidos encerram em forte queda nesta segunda-feira (16). No país, foi acionado o circuit breaker e os principais índices acionários fecharam com baixa superior a 10%.

De modo diferente do Ibovespa, a ferramenta de circuit breaker nos Estados Unidos é acionado após uma queda de 7%, suspendendo a bolsa por 30 minutos. No retorno das negociações, caso volte a cair 13%, é novamente paralisada.

Veja o resultados dos principais índices acionários dos EUA:

Além disso, o presidente americano anunciou o suporte financeiro às companhias aéreas. O governo dos Estados Unidos negocia um pacote de US$ 50 bilhões (R$ 250 bilhões) para conter o impacto econômico do novo coronavírus e amenizar as perdas no setor de turismo.

Trump ainda falou que estuda a expansão das licenças médicas remuneradas para empresas que registram mais de 500 funcionários.

O republicano também orientou a população sobre o combate a disseminação do novo coronavírus. Conforme as orientações da força-tarefa, o presidente aconselhou evitar frequentar restaurantes e reuniões com número superior a 10 pessoas, nos próximos 15 dias.

Trump descartou, no entanto, fechar as fronteiras dos Estados Unidos e declarar quarentena em todo o território nacional como forma de combater a pandemia.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião