Acordo comercial com China retornará em breve, diz Trump

Em mais um capítulo da guerra comercial, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (26), que a China tem a intenção de retomar e concluir o acordo comercial.

“A China ligou ontem à noite para o nosso principal representante e disse: ‘voltemos à mesa’, então voltaremos à mesa. Acho que eles querem fazer alguma coisa. Acho que vamos ter um acordo”, disse o presidente americano Donald Trump.

Além disso, o principal negociador chinês, Liu He, afirmou estar disposto a “resolver o problema com calma por meio de consultas e cooperação”.

Na última sexta-feira (23), a escalada de tensões da disputa comercial foi elevada devido ao pedido de Trump de que empresas norte-americanas encerrassem suas operações no país oriental. Ademais, a China afirmou que iria retaliar os EUA.

Guerra Comercial

Na última sexta-feira, Trump pediu para que empresas norte-americanas pensassem em maneiras de encerrar suas operações na China e produzissem mercadorias nos EUA. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.

Confira Também: China quer encontrar acordo para encerrar guerra comercial com os EUA

O mandatário também declarou que contra-atacará a China, que havia anunciado no início da última sexta novas tarifas alfandegárias sobre produtos americanos. O presidente não pode, por lei, obrigar empresas norte-americanas a abandonar o país asiático imediatamente.

“Nós não precisamos da China e, francamente, estaríamos muito melhor sem eles.” afirmou Trump em sua conta no Twitter. “Nossas grandes empresas norte-americanas estão ordenadas a começar imediatamente a procurar uma alternativa à China, incluindo trazer suas empresas para casa e fazer seus produtos nos EUA”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

China disse retaliar Trump

Em nova retaliação, a China informou que vai impor tarifas adicionais sobre US$ 75 bilhões de produtos norte-americanos. Em sua maioria, as taxas atingiram, prioritariamente, automóveis.

Segundo o ministério da Economia da China, as taxas serão entre 5% e 25% e a implementação ocorrerá em duas etapas, em 1º de setembro e no dia 15 de dezembro – as mesmas datas em que o presidente norte-americano anunciou as mais recentes tarifas dos Estados Unidos sobre US$ 300 bilhões de produtos chineses.

Veja Também: Trump recua em proposta de redução de impostos

No dia 15 de dezembro, serão aplicados as tarifas de 25% sobre automóveis e 5% sobre peças de automóveis. As informações são do jornal “The Washington Post”.

Na cúpula do G7, no último sabádo (24) em Biarritz, na França, Trump elogiou o presidente chinês Xi Jiping como grande líder.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião