Trump pode ameaçar montadoras com 25% de taxa sobre importações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ameaçar montadoras e autopeças importadas com tarifas alfandegárias. No entanto, a ação pode acontecer após o Departamento de Comércio dos EUA entregar um relatório confidencial ao presidente.

De acordo com autoridades da indústria automobilística, na última sexta-feira (15), o documento entregue pode fazer com que Donald Trump considere as importações como uma ameaça à segurança nacional.

A partir do relatório as tarifas podem chegar até a 25% sobre carros e peças importados. Dessa forma, ação pode custar centenas de milhares de empregos nos EUA.

Entretanto, o conteúdo dos papéis seguirá confidencial enquanto Trump considera as recomendações. Dessa forma, os exportadores de automóveis e peças ficam no “escuro” em relação a decisão e as possíveis consequências dela.

De acordo com autoridades da indústria automobilística, a expectativa é que o relatório recomende a aplicação de algumas tarifas para ajudar os Estados Unidos nas negociações com Japão e União Europeia, neste ano.

O documento é uma sequência da investigação do Departamento de Comércio em maio de 2018, a pedido de Trump. No entanto, o processo tinha como objetivo avaliar os efeitos da importação na segurança nacional.

Segundo a “Reuters”, a versão final deve ser entregue à Casa Branca neste domingo.

Saiba mais: Negociação complicada pode adiar prazo do acordo comercial, diz Trump

Saiba mais: Representante comercial dos EUA chega à China para negociações

Tarifas alfandegárias

Tanto montadoras quanto fornecedores de peças estimam que o relatório irá indicar a implementação de 20% a 25% sobre carros e peças. Além disso, é esperado tarifas mais restritas voltadas a componentes e tecnologias de carros novos ou autônomos, conectados à internet.

De acordo com o relatório do Centro para Pesquisa Automotiva, na última sexta-feira (15), apontou que no pior dos casos a tarifa de 25% geraria a perda de 367 mil empregos no setor automobilístico dos Estados Unidos.

O relatório ainda aponta que os veículos leves teriam uma alta média de US$ 2.750 em seus preços. Assim, 1,3 milhão de unidades deixaram de ser vendidas anualmente, forçando os consumidores a buscar o mercado de carros usados.

Acordo comercial

As tarifas não assustam apenas as empresas europeias. Os Estados Unidos e a China negociam um acordo comercial para que não haja alta nas tarifas sobre importações

A ameaça dos Estados Unidos é de que sejam aumentadas as tarifas sobre US$ 200 bilhões de importações chinesas. Isso, caso não seja fechado nenhum acordo comercial até 1º de março.

No entanto, Trump deve elevar as tarifas de 10% para 25% após o prazo.

Além disso, presidente dos Estados Unidos afirmou, na última sexta-feira (15), que pode prorrogar o prazo para o fechamento do acordo comercial com a China, previsto para 1º de março.

“Existe uma possibilidade de eu prorrogar a data“, disse Donald Trump sobre o acordo comercial em entrevista à imprensa.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião