Trump ameaça impor tarifas sobre produtos brasileiros

Trump ameaça impor tarifas sobre produtos brasileiros
"No que diz respeito ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas", disse Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na última segunda-feira (10), que pode impor tarifas a produtos brasileiros, se o Brasil não reduzir as taxas impostas ao etanol importados dos EUA.

lead suno imagem ilustrativa

Receba as principais notícias do mercado diariamente.

Receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!

Parabéns! cadastro feitocom sucesso.

lead suno background

De acordo com Trump, o governo norte-americano se baseia na política da reciprocidade. “No que diz respeito ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas. Vamos apresentar algo sobre tarifas e justiça, porque muitos países têm nos cobrado tarifas e nós não cobramos deles. É chamado reciprocidade. Você pode esperar algo sobre isso muito em breve”, disse o mandatário.

A fala de Trump foi uma resposta ao reporter da “GloboNews” que havia questionado se o presidente pediu ao embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, para articular com o governo brasileiro para reduzir as tarifas impostas ao etanol.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Há algumas semanas Chapman tem sido pressionado por parlamentares democratas sobre o tema, isso porque, a mudança na cota do etanol pode ser explorada politicamente por Trump com os agricultores que são base do eleitorado republicano. O presidente afirmou que “não discutiu muito” a questão com Chapman, mas que conversará “em algum momento”.

O atual acordo prevê isenção de tarifas nas importações de até 750 milhões de litros de etanol por ano. Atingido esse valor, a tarifa passa a ser de 20%. O apelo dos parlamentares norte-americanos é que essa tarifa seja zerada.

“Veja bem, eu gosto muito do presidente [Jair] Bolsonaro. Sei que ele está fazendo um bom trabalho no Brasil. A base da minha administração na relação com qualquer país quando o assunto é tarifa é reciprocidade. A gente taxa o país na mesma medida em que somos taxados”, disse Trump.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião