Internacional

Trump chega a acordo com o Mexico e suspende tarifas sobre importação

0

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na última sexta-feira (7) que um acordo foi alcançado com o México. Desta forma, Trump suspendeu a aplicação de tarifas alfandegárias aos produtos importados mexicanos. A suspensão ocorreu três dias anteriores ao primeiro acréscimo de taxas de importação.

O anúncio de Trump foi feito em sua conta do Twitter. O motivo da ameaça de aplicação das tarifas alfandegárias seria o grande fluxo de imigração clandestina. Muitos mexicanos entram ilegalmente nos Estados Unidos devido à divisão de fronteira entre os países.

México, por sua vez, concordou em adotar fortes medidas para conter a maré de imigração do Mexico pela nossa fronteira sul. Isto está sendo feito para reduzir ou eliminar imigração ilegal que vem do Mexico para dentro dos Estados Unidos. Detalhes do acordo serão divulgados em breve pelo Departamento do Estado. Obrigado!”, publicou Trump.

Neste sábado (8), o presidente dos EUA publicou novamente em sua conta. Desta vez, afirmando que “México concordou a começar a comprar imediatamente grandes quantidades de produtos agrícolas da nossa grande pátria de fazendeiros!”.

Saiba mais – México: com conflito comercial com EUA, país importa milho do Brasil

Tarifas alfandegárias de Trump

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no último dia 30 a possibilidade de taxar todos os produtos importados do México em 5%. A tarifa seria aplicada na próxima segunda-feira (10).

A decisão de Trump mira eliminar a entrada de imigrantes clandestinos em território dos Estados Unidos da América (EUA). E o percentual das taxas sobre produtos importados mexicanos vai aumentar gradualmente, caso não haja queda na imigração ilegal, conforme:

  • 10 de junho: tarifas alfandegárias de 5%;
  • 1º de agosto: tarifas alfandegárias de 15%;
  • 1º de setembro: tarifas alfandegárias de 20%;
  • 1º de outubro: tarifas alfandegárias de 25%;

Compartilhe a sua opinião

Amanda Gushiken
Amanda Sayuri Gushiken escreve sobre finanças e negócios para o portal Suno Notícias. Antes, trabalhou selecionando notícias da imprensa para clientes do mercado financeiro. Também desenvolveu pesquisa acadêmica pela Universidade Anhembi Morumbi na área de Teorias da Comunicação e é fotógrafa nas horas vagas.