Balanços da semana

IPO: Triple Play e a One Innovation alongam lista de desistências

A companhia de telecomunicações Triple Play e a incorporadora One Innovation são as mais novas empresas a anunciarem a desistência de seus planos de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

A notícia vem à tona depois outros quatro negócios comunicarem a necessidade de dar um passo para trás em seus projetos de abrir capital na bolsa de valores de São Paulo, a B3. Com as duas novas companhias, já são 13 as empresas que desistiram do caminho para o IPO.

A busca por recursos no mercado de ações para financiar projetos de expansão e capitalizar as companhias disparou em meados do ano, quando a bolsa brasileira mostrava forte recuperação da queda registrada em março. O movimento ainda foi impulsionado pela taxa básica de juros (Selic) na mínima histórica, de 2,00% ao ano, e pelo expressivo volume de dinheiro injetado na economia pelo governo federal e pelo Banco Central (BC) para elevar a liquidez no País.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!


Mesmo assim, a alta volatilidade e as incertezas político-econômicas domésticas e internacionais voltou a assolar o mercado de capitais do País, estancando o Ibovespa na barreira dos 100 mil pontos e repelindo a procura por listar novas ações na B3.

Triple Play e a One Innovation renova lista de desistências de IPOs

Mais cedo neste mês, a plataforma digital de aluguel de imóveis Housi; a fornecedora de medicamentos genéricos Elfa; a construtora Patrimar; e a comercializadora de energia elétrica 2W Energia também desistiram da corrida à bolsa.

Ainda existem 42 empresas que esperam o registro da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para seguir com seus planos de IPO. Duas delas, o grupo hospitalar Rede D’Or, e a companhia de educação Cruzeiro do Sul protocolaram seus pedidos ainda neste mês de outubro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião