Toyota registra pior lucro trimestral em 9 anos, devido à pandemia de Covid-19

A Toyota registrou seu pior lucro líquido trimestral em nove anos, devido às consequências geradas pela pandemia de coronavírus (Covid-19). O valor apresentado no primeiro trimestre fiscal foi de 158,84 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,5 bilhão). O número representa uma queda de 74% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, as vendas de carros da gigante do meio automotivo caíram pela metade. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6).

Já o lucro operacional da Toyota teve queda de 98%, para 13,9 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 131,73 milhões), no primeiro trimestre fiscal da montadora em 2020. Mesmo sendo fraco, o número veio abaixo da estimativa feita por analistas consultados pela Refinitiv.

A receita da montadora japonesa caiu 40%, na comparação ano a ano, para 4,601 trilhões de ienes, e o lucro operacional doméstico retraiu 82%, para 77,4 bilhões de ienes.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A queda nos ganhos da empresa mostra o momento difícil da indústria automobilística em decorrência da pandemia de coronavírus, que obrigou empresas a fecharem fábricas e manter os clientes longe das concessionárias por um certo período.

A Toyota estima que terá uma queda de 64% no lucro líquido no atual ano fiscal, que vai até março do ano que vem. A empresa também destacou que deverá ter um recuo de 20% na receita, para 24 trilhões de ienes.

Mesmo com quedas acentuadas em seus resultados, a Toyota está enfrentando a pandemia de coronavírus melhor do que alguns de seus rivais. Montadoras de todo o mundo tiveram prejuízo no último trimestre, e muitas delas, como as gigantes Ford Motor Co, Nissan Motor Co e Mitsubishi Motors Corp, estão se preparando para prejuízos operacionais durante o ano inteiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião