Toyota e Honda fecham parceria em negócio de carros autônomos

A Honda Motor e a Hino Motors também adentrarão nas negociações do SoftBank e da Toyota Motor, cujos investimentos serão voltados ao desenvolvimento de carros autônomos no Japão. As informações foram divulgadas pelas montadoras na última sexta-feira (29).

A Hino é uma fabricante de caminhões e ônibus, subsidiária da Toyota. A Honda e a Hino investirão cerca de 250 milhões de ienes (cerca de US$ 2,27 milhões), cada uma, na joint-venture (empresa conjunta) Monet Technologies. Assim, cada empresa deterá cerca de 9,9% de participação no negócio.

O novo investimento da Honda e da Hino deixará as empresas que já estão no empreendimento com as seguintes participações:

  • SoftBank: 40,2% (tal empresa detinha pouco mais de 50% quando o negócio foi iniciado).
  • Toyota: 39,8%.

A Toyota e o SoftBank desenvolveram o empreendimento em 2018. O objetivo é que os carros autônomos desenvolvidos venham a competir na esfera de compartilhamento de caronas. Tal segmento é dominado por startups, como a Uber, a Didi Chuxing e a Lyft.

Saiba mais – Lyft, rival da Uber, fecha o primeiro dia na bolsa com elevação de 8,7%

Desta forma, a participação da Honda e da Hino no setor sinaliza as dificuldades que as montadoras vem enfrentando no desenvolvimento de novos serviços de transporte.

Pois o surgimento de carros autônomos poderá ameaçar as vendas de veículos no futuro. Visto que os usuários poderão optar, majoritariamente, por serviços em que pagam por cada uso.

O que disseram os CEOs

“Esta parceria vai permitir que a coordenação, tanto dos dados de mobilidade de passageiros e objetos que a Hino coleta de seus caminhões e ônibus, quanto os dados coletados pela Honda de seus serviços de mobilidade”, disse o CEO da Monet Technologies, Junichi Miyakawa. As informações são do “Japan Times”.

Por sua vez, o CEO da Honda, Takahiro Hachigo, afirmou que a colaboração com a Monet Technologies vai incluir esforços para implementar mudanças regulatórias.

“A Honda quer contribuir para revitalizar sua indústria de serviços de mobilidade no Japão, e resolver problemas relacionados ao tráfego que a sociedade japonesa enfrenta”, informou o CEO da Honda.

Saiba mais – SoftBank anuncia fundo de US$ 5 bilhões para startups da América Latina

O CEO da Hino, Yoshio Shimo, destacou que o movimento é parte dos esforços da montadora de caminhões para transportar pessoas e mercadorias.

“Com essa parceria, vamos nos esforçar para alcançar nossa visão de criar um mundo onde as pessoas e as mercadorias possam se mover livre, segura, e eficientemente“, contou Shimo.

Quando a parceria com o SoftBank foi anunciada, em outubro de 2018, o CEO da Toyota, Akio Toyoda, afirmou que a jogada refletia o desejo da companhia de mudar, e manter-se atualizada com a competição global de veículos autônomos, e outros tecnologias.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião