Grana na conta

Totvs (TOTS3) prorroga validade de proposta pela Linx (LINX3)

A Totvs (TOTS3) informou nessa quinta-feira (8), via fato relevante, que seu conselho de administração aprovou a prorrogação, até 17 de novembro, da validade da sua proposta de combinação de negócios com a Linx (LINX3).

Além disso, a Totvs comentou sobre o posicionamento do conselho de administração da Linx sobre a recomendação da proposta de fusão da Stone.

Nesse sentido o documento destacou que “desde o início, os conselheiros ditos independentes da Linx assumiram publicamente o compromisso de garantir competição justa e aberta entre as propostas. Também desde o início, a TOTVS deixou claro que pretendia e pretende participar na competição pelo controle da Linx na pressuposição de que, realmente, havia o compromisso de tratar de modo equilibrado ambas as propostas e permitir o exame, em pé de igualdade, pelos acionistas, dos méritos de cada uma delas”.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

“A realidade é que esses mesmos conselheiros independentes assinaram, em seguida, dois aditivos que preservam integralmente o formato da proposta original [da Stone], apenas reduzindo valores, o que não torna a sua essência diferente. Porém, ao assinar esse aditivo, os conselheiros independentes perderam a sua independência e se tornaram parte integrante e conflitada na análise e, portanto, incapazes de cumprir o seu compromisso de igualdade”, completou.

Ademais, o fato relevante salientou que os conselheiros da Linx “sob a pretensa intenção de entender a proposta da TOTVS, limitaram-se a tentar ajustar a proposta da TOTVS ao modelo da proposta da STNE, esperando que a TOTVS fosse concordar em se submeter às mesmas ilegalidades e a constranger, igualmente, os seus acionistas”.

A Totvs ainda considerou a atitude do comitê independente, que avaliou a proposta, como contraditória e questionou “se está tão convencido de que a proposta da STNE é melhor, por que não conceder tratamento igualitário e submeter as duas aos acionistas isentos na mesma assembleia? Por que se acena com o suposto risco de desistência da TOTVS? Por que dificulta de todas as formas a possibilidade de a proposta da TOTVS ser apreciada”?

Conselheiros da Linx dizem que proposta da Totvs feriria acordo com a Stone

A Totvs foi informada que os conselheiros independentes da Linx não irão firmar o protocolo de incorporação com a empresa por acreditarem que a proposta feriria o acordo feito junto a Stone Participações. De acordo com a Totvs, esta decisão é “equivocada”. O comunicado da companhia sobre a atitude da Linx foi divulgado no dia 21 de setembro.

Além disso, a Linx comunicou também que “não houve evolução relevante da análise, pelo comitê especial independente constituído pelo conselho de administração da Linx, da proposta de combinação de negócios apresentada pela Totvs”.

A Totvs enxerga que, independentemente dos motivos, o comitê está disposto a retardar, e até impedir, a apreciação de sua proposta pela assembleia de acionistas da Linx. O intuito, com isso, seria forçar esses acionistas a serem favoráveis, unicamente, a proposta da Stone.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião