Tim (TIMP3) prepara cisão de sua rede de fibra e diminuiu interesse na Oi

A Tim (TIMP3) comunicou, na última quinta-feira (30), durante uma videoconferência sobre os resultados da empresa, que está preparando a cisão de sua rede de fibra. A companhia já estaria em fases iniciais de acordos com 25 possíveis interessados no negócio. Do total, quase todos esses investidores seriam grupos de infraestrutura brasileiros e internacionais.

Em relação a rede neutra que a Oi venderá o controle, o diretor-presidente da TIM, Pietro Labriola, destacou que a Tim não possui interesse nesse tipo de negócio. “Não estamos interessados na InfraCo. No futuro, poderemos ser clientes”, disse o executivo.

Por outro lado, a oferta vinculante que a TIM fez, junto a Telefônica e a Claro, pelos ativos móveis da Oi permanece sendo tratada como importante pela empresa, porém Labriola disse que sua participação “não é uma questão de vida ou morte”. Entretanto, ele destacou que em caso de uma concretização do negócio, a TIM sairá fortalecida.

Recentemente, o aumento pela demanda por banda larga tem feito com que investidores olhem com mais carinho para este tipo de serviço no Brasil. Labriola afirmou, durante a teleconferência da empresa, que sua companhia deverá receber ofertas não vinculantes já no mês de setembro.

Outras empresas brasileiras de telecomunicações fizeram, recentemente, algumas jogadas para atrair investimentos nesta área. A Oi, por exemplo, criou uma unidade de negócio em rede de fibra e está negociando acordos com investidores, enquanto a Telefônica Brasil, controladora da Vivo, anunciou, nesta semana, que lançará sua rede neutra.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O banco UBS será o assessor financeiro do projeto TIM Live. A companhia não deu detalhes sobre o valor dos ativos e também não informou como deverão ser feitos os investimentos dos futuros parceiros. A ideia da Tim, diferente da Oi e da Telefônica, é lançar uma rede aberta e não neutra, inicialmente. Com isso, a tele visa atender às necessidades do seu serviço móvel e dos clientes no atacado.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião