TIM sofre processo por suposto vazamento de dados de seus clientes

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) instaurou, nesta segunda-feira (16), um processo administrativo contra a operadora TIM Celular (TIMP3). A companhia tem dez dias para apresentar defesa.

De acordo com o DPDC, houve “conhecimento por meio da mídia de suposto vazamento de dados e valores de dívidas dos consumidores por meio do serviço TIM Negocia”. Além disso o Departamento explicou que, por conta de uma brecha na plataforma, cibercriminosos poderiam obter dados pessoais e valores de dívidas dos consumidores.

Ainda de acordo com o DPDC, de acordo com a informação que foi tida como base da instauração do processo, “não se sabe por quanto tempo os hackers tiveram acesso ao sistema e nem dados de quantos clientes eles realmente conseguiram visualizar ao longo desse tempo”.

A TIM será intimada para se manisfestar em sede de Defesa Administrativa. Caso as acusações sejam confirmadas, a empresa terá que pagar uma multa de aproximadamente R$ 10 milhões.

A TIM declarou que foi vítima de um ataque criminoso de hackers e que não foi ainda notificada da autuação da Senacon. Após a notificação, a empresa apresentará defesa no processo.

Em nota, a TIM declarou seu compromisso com os mais elevados padrões de segurança da informação e confirmou que os dados de seus clientes estão seguros.

Fusão entre Oi e TIM pode ocorrer

A aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 79/2016, na última quarta-feira (11), pode alterar o ambiente regulatório do segmento de telefonia, segundo analistas. As alterações na lei podem abrir caminho para a recuperação da Oi (OIBR3; OIBR4), levantando a possibilidade de alguma fusão  ou venda de suas operações.

Saiba mais: Fusão entre TIM e Oi pode sair do papel, diz BTG

Após a decisão do Senado, o banco BTG Pactual disse que “a Oi é um ativo estratégico para os investidores que desejam entrar ou expandir a sua presença no mercado brasileiro de telecomunicações”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Os analistas do banco Carlos Sequeira, Bernardo Teixeira e Osni Carfi disseram que, movido pelas suas “ultra-sinérgicas” redes e servições, a possibilidade de fusão entre Oi e TIM (TIMP3) aumentou consideravelmente.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião