TikTok: Trump proíbe americanos de fazer negócios com o aplicativo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou duas ordens executivas na última quinta-feira (6) impondo novos limites às redes sociais chinesas TikTok (da ByteDance) e WeChat (Tencent). A  ação pode aumentar ainda mais as tensões com Pequim. Com isso, na prática, Trump deu um total de 45 dias para uma empresa americana comprar as operações da TikTok , para que o aplicativo não seja suspenso no país.

As solicitações feitas pelo presidente norte-americano também proibiriam qualquer operação com os proprietários dos aplicativos chineses. “Qualquer transação por qualquer pessoa, ou com relação a qualquer propriedade, sujeita à jurisdição dos Estados Unidos, com a ByteDance Ltd [e também a Tencent]”, informou o comunicado assinado pelo presidente dos EUA. Com isso, os cidadãos dos EUA terão menos acesso aos apps, pois a demanda do presidente aumenta a possibilidade de proibir que eles baixem os aplicativos nas lojas de aplicativos da Apple ou do Google.

As novas falas de Trump também aumentaram a pressão sobre a Microsoft e a responsável pelo TikTok, a ByteDance Ltd., para realizarem um acordo em relação às operações nos EUA. O solicitação do TikTok formaliza os pedidos anteriores de Trump, que visam o encerramento do aplicativo em solo norte-americano, caso nenhum comprador dos EUA feche um acordo em até 45 dias.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, o TikTok representa uma ameaça econômica e de segurança nacional para o país. Os americanos temem que o governo autoritário da China tenha acesso aos dados que o TikTok coleta de usuários americanos. A TikTok, entretanto, já informou que nunca entregaria esses tipos de dados ao seu país de origem.

“Essa coleta de dados ameaça permitir ao Partido Comunista Chinês acesso às informações pessoais e proprietárias dos americanos – potencialmente permitindo à China rastrear a localização de funcionários e contratados federais, criar dossiês de informações pessoais para chantagem e conduzir espionagem corporativa”, informou os EUA em pedido.

As ordens do presidente Trump devem ser recebidas com indignação na China, já que as conversas sobre uma venda do TikTok já foram suficientes para deixar o país asiático enfurecido. A China suspeita que os EUA querem boicotar os esforços do país para aumentar sua tecnologia.

Para a China, a segmentação do WeChat, controlado pela Tencent e rival do WhatsApp, provavelmente será uma preocupação maior do que a TikTok. Mesmo com cerca de 1,2 bilhões de usuários do WeChat na China, é de grande importância para os chineses que ele funcione em outros países, já que é bastante utilizado por estrangeiros que possuem laços profissionais ou pessoais no país asiático.

Além do aplicativo de mensagens, a Tencent também é também muito conhecida no cenário de games. A empresa é dona da Riot Games Inc., que criou o popular jogo “League of Legends”, e tem participação importante na fabricante Epic Games Inc., que desenvolveu o popular jogo “Fortnite”.

Em relação ao TikTok, os EUA não são os primeiros a considerarem a proibição do app. A Índia já bloqueou o TikTok e outros aplicativos chineses. Além disso, a Austrália também está considerando proibir o aplicativo no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião