TikTok suspende aplicativo em Hong Kong após nova lei de segurança

O TikTok, aplicativo chinês de vídeos, informou, nesta terça-feira (7), que suspendeu a plataforma em Hong Kong devido a nova lei de segurança nacional, imposta pela China na semana passada.

Essa nova legislação aumenta os poderes das autoridades de seguranças locais, que podem exigir que conteúdos sejam retirados do ar. Um porta-voz do TikTok disse que a dona da empresa, Bytedance, solicitou ao Google e a Apple que retirem o aplicativo de suas plataformas em Hong Kong.

Na última segunda-feira (6), o Facebook, Google e Twitter informaram que não responderiam mais aos pedidos de informações sobre seus usuários feitos pela China ou pelas autoridades de Hong Kong. O aplicativo chinês decidiu ir mais longe e suspendeu sua atividade no território.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com o porta-voz, o TikTok tinha cerca de 150 mil usuários em Hong Kong em setembro do ano passado e ainda não apresentava lucratividade no local.

TikTok pode ser banido dos EUA, diz secretário de Estado

Os EUA estão estudando banir o uso de aplicativos chineses de mídia social, incluindo o TikTok. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse na última segunda que as empresa têm compartilhado informações com o governo do país asiático.

As alegações do tipo são constantemente negadas pela China. Em entrevista à “Fox News”, Pompeo disse que não queria se antecipar  frente do presidente Donald Trump, “mas [o compartilhamento] é algo que estamos vendo”. Recentemente, autoridades estadunidenses levantaram certa preocupação com o uso do TikTok.

Segundo os legisladores, o aplicativo pode representar uma ameaça à segurança nacional com dados dos usuários à disposição da empresa. Leis chinesas exigiriam que companhias como o TikTok “apoiem e cooperem com o trabalho de inteligência controlado pelo Partido Comunista Chinês”.

Veja Também: TikTok envia carta ao governo indiano para evitar banimento no país

O secretário de Estado dos EUA ressaltou que os cidadãos norte-americanos devem ser cautelosos ao utilizar a rede social — a qual é de propriedade da chinesa ByteDance. Quando questionado se recomendaria que as pessoas baixassem o TikTok, Pompeo disse que “somente se você quiser suas informações privadas nas mãos do Partido Comunista Chinês”.

Em nota à agência de notícias “Reuters”, o TikTok afirmou que “não temos prioridade maior do que promover uma experiência segura e segura para nossos usuários. Nós nunca fornecemos dados do usuário ao governo chinês, nem o faríamos se solicitado”.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião