TikTok entra na mira da Microsoft; empresa dará andamento em negociações

A Microsoft informou que está preparada para dar andamento às negociações para aquisição do aplicativo chinês TikTok nos EUA. A discussão voltou à tona após uma conversa entre a presidente-executiva da companhia, Satya Nadella, e o presidente Donald Trump.

A Microsoft informou que Trump estaria comprometido a permitir a compra do TikTok desde o aplicativo seja submetido a uma revisão completa de segurança -argumento utilizado pela administração Trump contra a empresa chinesa- e que a negociação forneça benefícios econômicos adequados aos EUA, informou a “Exame”.

“A Microsoft se moverá rapidamente para prosseguir as discussões com a controladora da TikTok, ByteDance, em questão de semanas e em qualquer caso, concluir essas discussões até 15 de setembro de 2020. Durante esse processo, a Microsoft espera continuar o diálogo com o Governo dos Estados Unidos, inclusive com o presidente”, informou a empresa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Apesar de as discussões ainda serem bem iniciais, a Microsoft afirmou que há interesse de duas empresas em uma proposta de compra do TikTok nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Segundo a “Exame”, há também a possibilidade de outros investidores participarem de forma minoritária do negócio.

Trump X TikTok

O governo de Donaldo Trump está em rota de colisão com empresas chinesas, entre elas, o TikTok. Na noite da última sexta-feira (31) que a rede social de propriedade chinesa TikTok será proibida em território norte-americano. A decisão de banir o aplicativo foi tomada após as autoridades americanas indicarem a possibilidade da plataforma ser usada pela inteligência chinesa como ferramente da espionagem.

“Em relação ao TikTok, vamos proibi-lo nos Estados Unidos”, declarou Trump falando com jornalistas durante uma viagem a bordo do avião presidencial Air Force One.

Saiba mais: TikTok será proibido nos EUA, anuncia Trump

O aplicativo de vídeos é muito popular entre os jovens do mundo inteiro, superando o bilhão de usuários e mais de dois bilhões de downloads. Entretanto, o programa pertence à ByteDance, uma empresa chinesa, e é acusado de não garantir a proteção dos dados armazenados.

O TikTok, conhecido por seus vídeos cativantes de dança e dublagem, cresceu em popularidade este ano em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Cerca de 315 milhões de usuários baixaram o TikTok no primeiro trimestre do ano, o maior número de downloads para um aplicativo em um único trimestre na história, de acordo com a empresa de pesquisa Sensor Tower, elevando seu total de usuários para mais de 2,2 bilhões ao redor do mundo.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião